Em abril, mês do descobrimento do Brasil por Portugal, o Canal Brasil apresenta o “Especial Lusofonia”, com programação especial dedicada à música de além-mar. Sempre às quartas, às 18h, serão reapresentados episódios do programa “Cantoras Portuguesas” e aos sábados, também às 18h, vão ao ar na “Faixa Musical” show de célebres artistas lusitanos.

- Publicidade -

Em Portugal, os homens abriram estradas pelo mar, enquanto as mulheres ficaram em terra cantando a dor da saudade” – essa é a frase que o diretor Pierre Aderne escolheu para descrever “Cantoras Portuguesas”. Esse lamento, que teve a voz de Amália Rodrigues como um marco, hoje carrega novos timbres e representantes que miram além do tradicional fado. A série apresenta 14 cantoras que mostram outros caminhos musicais de Portugal, sempre com paisagens que remetem aos rios, mares e ilhas portuguesas. Com direção musical do pianista e maestro português Júlio Resende, a série traz nomes como Katia Guerreiro, Simone de Oliveira, Maria João, Ana Bacalhau, Joana Amendoeira, Fabia Rebordão, Cristiana Águas, Cuca Roseta, Sonia Tavares, Lúcia Moniz, Susana Travassos, Matilde Antunes e Vania Fernandes.

Na “Faixa Musical”, a homenagem começa no dia 07/04, com o “Festival de Fado”, que reuniu em terras cariocas expoentes do tradicional estilo português como Carminho, Raquel Tavares e Camané. No dia 14/04, entra em cartaz a inédita apresentação “Susana Travassos Canta Ana Terra”, um tributo da cantora lusitana à compositora brasileira por seus 40 anos de carreira. “O Especial Sangue Latino – Tanto Mar – Pedro Jóia”, a ser exibido no dia 21/04, traz o guitarrista ibérico mostrando canções próprias e participações de brasileiros como Marcelo Camelo e Moska. A cantora Carminho retorna ao especial e conclui a programação em show inédito, no dia 28/04, mostrando o motivo de ser considerada uma das maiores expoentes da nova geração do fado.

- Publicidade -