[creditos:d7a2dd33db]
Canal Futura mostra escolas inovadoras em série (Divulgação)[/creditos:d7a2dd33db]
Você já imaginou uma escola onde a aprendizagem acontece por meio de projetos que envolvem todo o entorno da escola? Essa e outras propostas de ensino inovadoras são retratadas na série documental Destino: Educação – Escolas Inovadoras, exibida no Canal Futura.

- Publicidade -

Nesta quinta-feira, dia 29 de setembro, às 21h, a série apresenta a E3 Civic High School, localizada em San Diego, Estados Unidos. O slogan da escola é “Envolver, Educar e Fortalecer”. Com cerca de 400 alunos, a aprendizagem acontece por meio de projetos que envolvem todo o entorno da escola.

O método de ensino possibilita mais liberdade para os professores ensinarem através da aplicação do conhecimento na prática, mantendo a essência do conteúdo das disciplinas. Dessa forma, o currículo escolar se organiza a partir do pensamento crítico dos alunos, sendo envolvidos por questões sociais que estão à sua volta. O mundo real é integrado em cada aula e os estudantes são desafiados a pensar sozinhos e instigados a fazer projetos que busquem novas soluções que possam melhorar a vida da comunidade. O sistema de avaliação é composto por provas e testes, igualmente à escola tradicional, no entanto a reflexão dos projetos em grupos é muito relevante para o rendimento no final do período.

Um dos projetos realizados no ano letivo, por exemplo, é um plano de negócios elaborado a partir de pesquisas feitas junto à comunidade, que apontam as maiores carências com relação a estabelecimentos, enfrentadas pelos moradores e frequentadores da região. Após terminarem suas propostas e planejamento do negócio, os alunos fazem ações de crowdfunding para angariar os investimentos necessários. O método de avaliação também é diferente dos modelos tradicionais. Não há provas e as notas são constituídas pela combinação da exibição final de cada projeto, assiduidade, exercícios, comprometimento e desenvolvimento individual.

- Publicidade -