[creditos:59ad8084e5]
Claro confirma chegada do 4,5G em Brasília ainda em 2017 (Divulgação)[/creditos:59ad8084e5]A Claro será pioneira na comercialização do 4,5G em uma cidade brasileira de grande porte. Brasília, a capital federal, terá acesso à rede móvel de última geração assim que as frequências forem liberadas para uso em telefonia móvel, depois do recente desligamento dos sinais de TV analógica na região. A operadora confirmou a informação durante a última edição do Mobile World Congress, evento que reuniu o setor em Barcelona, na Espanha, e ressaltou ainda que a nova tecnologia será ampliada gradativamente pelo país nos próximos anos.

- Publicidade -

A tecnologia 4,5G é mais um passo de evolução rumo ao 5G, que promete revolucionar a conectividade de pessoas e coisas. Estas novas tecnologias devem transformar o mundo que conhecemos, ao viabilizar conceitos como Machine Learning e Inteligência Artificial, coletando dados gerados por sensores e dispositivos conectados. Para o usuário final, será possível gerar experiências cada vez mais ricas, contextualizadas e personalizadas através do smartphone”, ressalta Márcio Carvalho, diretor de marketing da Claro, que esteve em Barcelona.

A liberação de uso da faixa de 700 MHz para o LTE é um novo marco para a internet móvel do Brasil e a capital federal será a primeira grande cidade brasileira a sentir estes benefícios, com a evolução para 4,5G ainda este ano e para o 5G assim que a tecnologia estiver pronta e com escala no resto do mundo, o que deve ocorrer até 2020 segundo as previsões dos fabricantes divulgadas durante o Mobile World Congress.

Conhecido como LTE-Advanced, o 4,5G permite a agregação de várias faixas de frequência na mesma estação rádio-base (ERB), além de utilizar as mais avançadas técnicas de transmissão de dados em redes móveis. Com isso, é possível obter melhor eficiência espectral e otimizar os recursos da rede, além de viabilizar novos usos e aplicações.

Com inovação no DNA, a Claro foi pioneira ao comercializar as tecnologias 3G e a 4G no país. Também iniciou os primeiros testes da tecnologia 4,5G no país, na cidade de Anápolis, em Goiás. Em dezembro desse mesmo ano, foi a vez de Rio Verde, primeiro município brasileiro a desligar o sinal analógico de TV. E agora preparamos o lançamento em Brasília, primeira capital brasileira a contar com a tecnologia”, reforça André Sarcinelli, diretor de tecnologia da Claro, que também participou do evento em Barcelona.

- Publicidade -