O Discovery Civilization exibirá programação diferenciada para comemorar a chegada do Ano Novo Chinês que, em 2011, será celebrado no dia 3 de fevereiro de acordo com o calendário cristão. Intitulada CHINA WEEK, a programação especial trará cinco produções temáticas, que serão exibidas diariamente, entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro, sempre às 22h12 e sem intervalos comerciais.

- Publicidade -

Do passado longínquo das dinastias da China antiga às nuances de sua sociedade contemporânea, CHINA WEEK revelará imagens e informações impressionantes sobre a cultura do país e suas raízes.

O especial começa com a exibição do documentário inédito A RAINHA GUERREIRA, que conta a descoberta da tumba da sacerdotisa Fu Hao, considerada um marco na história da arqueologia. Acompanhe abaixo a descrição detalhada deste e dos demais documentários que fazem parte da programação especial:

A RAINHA GUERREIRA
31 de janeiro, às 22h12
O documentário revela a história da sacerdotisa Fu Hao, apelidada de Tutancâmon chinesa. Considerada uma figura mítica por suas incríveis façanhas no campo de batalha, ela viria, muito depois de sua morte, mudar as suposições sobre a história da China. Depois de permanecer intocada por mais de três mil anos, a tumba de Fu Hao foi descoberta na década de 1920. Isso causou um forte impacto entre a comunidade arqueológica porque, além de 150 mil inscrições detalhando eventos ancestrais, ela continha restos humanos aparentemente europeus, e jade extraído de um local a 2.400 quilômetros de distância. Acreditava-se que a China havia ficado isolada até o surgimento da Rota da Seda de 200 a.C., mas a descoberta da tumba da guerreira mudou tudo.

CIVILIZAÇÕES PERDIDAS – EPISÓDIO "CHINA: DINASTIAS DO PODER"
1º de fevereiro, às 22h12
Acompanhe arqueólogos de diferentes partes do mundo na busca pelos segredos da antiga China e das estruturas de poder que moldaram a sua sociedade. Desde de o século II a.C, quando aconteceram os ataques dos mongóis, o episódio revive períodos como os da dinastia Chou, marcado pela valorização conhecimento filosófico, e a ascensão do primeiro imperador da China unificada, Chin Shi Huang Di – que iniciou a construção do que viria a ser a Grande Muralha.

SABEDORIA E ANTIGUIDADE – EPISÓDIO "OS CHINESES"
2 de fevereiro, às 22h12
A série investiga os adventos tecnológicos que ajudaram a construir a história das invenções humanas. Neste episódio, saberemos como antigos pesquisadores chineses juntaram o poder da Terra, do vento, da água e do fogo para dar soluções práticas aos imperadores. Muitas invenções, entre elas, o foguete de vários estágios, são criações dos antigos cientistas chineses.

A CIDADE PERDIDA DE SHANG
3 de fevereiro, às 22h12
Em 1889, um chinês descobriu por acaso pergaminhos com inscrições feitas em um idioma desconhecido, que revelariam a história da civilização Shang. Os Shang teriam constituído, há cerca de três mil anos, a primeira dinastia da China. A descoberta da chamada Grande Cidade Shang é vista por cientistas e arqueólogos como fundamental para entendimento das raízes da cultura e civilização chinesas.

DISCOVERY ATLAS: CHINA

4 de fevereiro, às 22h12
Nesta série, os países são revelados por meio de seu povo. Neste episódio, conheça os costumes, as peculiaridades e a rotina daqueles que hoje representam a sociedade chinesa. Serão mostradas sete diferentes pessoas, de empresários a trabalhadores rurais que, a sua maneira, dão continuidade aos mais de cinco mil anos de história do País.

- Publicidade -