No início da semana passada teve fim a caçada que inicou-se em 11 de setembro de 2001: Osama Bin Laden foi morto, após quase dez anos de guerras e mortes. Na quinta-feira 19 maio às 21h, o Discovery Channel estreia o especial BIN LADEN: HOMEM MORTO – com uma hora de duração e reprises no sábado, 21 de maio, às 20h e no domingo, 22, às 22h, a produção oferece um relato completo e sem precedentes da operação que ocasionou a morte do terrorista.
O documentário detalha ação das forças especiais norte-americanas desde a coleta de dados de inteligência até o momento em que o corpo de Bin Laden foi jogado ao mar. Para isso, uma equipe internacional, formada por repórteres e fotógrafos que trabalham em Abbottabad, Paquistão, ajuda os telespectadores a entenderem a operação, oferencendo informações, tais como: o número de agentes envolvidos, como Bin Laden foi identificado e detalhes logísticos que, entre outras coisas, explicam porque os agentes abandonaram e destruíram um dos helicópteros usados para invadir o local em que Bin Laden estava.
"O alcance mundial do Discovery Channel e sua capacidade única para narrar histórias permitem-nos analisar em profundidade como se deu esta operação militar e responder a uma série de questões que vêm sendo feitas desde o momento em que se anunciou a morte de Osama Bin Laden. Essas respostas serão apresentadas dentro do contexto e da perspectiva histórica", afirma Angela Recio Sondon, vice-presidente do Discovery Channel na América Latina.
O programa BIN LADEN: HOMEM MORTO desvenda como as informações recolhidas levaram ao esconderijo do terrorista e como se desenvolveu o trabalho de infiltração nas estruturas do Al Qaeda. Uma vez que os especialistas da inteligência estavam convencidos de que havia um alvo terrorista de "alto valor", com grandes chances de ser Osama Bin Laden, eles criaram o plano que culminou na invasão da casa do terrorista e na morte do homem mais procurado do mundo.