- Publicidade -

22 de julho de 2011, dia em que Anders Behring Breivik matou oito pessoas com uma bomba nas proximidades da sede do governo da Noruega, em Oslo e, durante 90 minutos, disparou e matou dezenas de jovens na ilha de Utoya. Um dia que divide a história daquele país e que o Discovery Channel analisa em profundidade com a estreia do documentário exclusivo Noruega: Da paz ao terror (NORWAY MASSACRE: THE KILLER´S MIND).

- Publicidade -

Com uma hora de duração e estreia no domingo, dia 21 de agosto, às 21h, a produção apresenta relatos de testemunhas e de especialistas, além da cronologia dos eventos que definem a tragédia, para elucidar as possíveis causas que levaram ao massacre.

Breivik declarou que suas ações foram “atrozes, mas necessárias”. O documentário busca as razões desta afirmação com base em um perfil psicológico traçado por especialistas em psicologia criminal, entre eles os professores David Wilson e Katherine Newman da Universidade John Hopkins. Eles definem a provável ‘rota psicológica’ do criminoso durante todo aquele dia e investigam o que o impeliu a pensar que sua ação criminosa fosse necessária.

A cronologia dos fatos mostra como Breivik planejou os crimes e os relatos de testemunhas e sobreviventes fornecem detalhes exclusivos sobre a tragédia e suas consequências no cotidiano de um povo até então acostumado com a convivência pacífica.

- Publicidade -