hdtheater Escondidas entre as montanhas geladas canadenses encontram-se as mais modernas minas das quais são extraídos antigos diamantes reconhecidos no mundo inteiro por sua pureza. O Discovery HD Theater exibe "Diamantes de Gelo", onde mostra todos os detalhes da maneira em que essas pedras preciosas são extraídas.

Apesar de condições de trabalho seguras e máquinas modernas, o trabalho nessas minas não é tarefa fácil. Durante nove meses consecutivos, milhares de homens e mulheres estão isolados do resto do mundo para enfrentar temperaturas de -50 graus Celsius e ventos polares gelados. Trata-se de minas a céu aberto, semelhantes a uma cratera lunar de 1,5 km de diâmetro. Para obter os diamantes se deve cavar a mais de 300 metros de profundidade, através de lava negra que se formou há 53 milhões de anos.


Cena do especial "Diamantes de Gelo"
Divulgação/Discovery

O especial acompanha Paul Drybones, um indígena canadense, cuja vida foi transformada pela febre de diamantes na década de 90 e agora trabalha para as modernas minas de Diavik. Ele e sua família vivem em meio ao mais profundo e isolados da natureza e, ao mesmo tempo, cercados pela mais moderna tecnologia.

"Diamantes de Gelo" estreia dia 22 de janeiro, às 23h no Discovery HD Theater.