[creditos:52a2645f94]
"Pablo Escobar: Grana ou Chumbo" estreia no canal Discovery (Divulgação/Discovery) [/creditos:52a2645f94]
Na segunda (05), o Discovery exibe a versão de um dos principais cineastas colombianos sobre a vida de Pablo Escobar. Alessando Angulo faz esforço investigativo para se afastar dos mitos que ainda circundam o figura do traficante. "Pablo Escobar: Grana ou Chumbo" vai ao ar em duas partes e vai muito além de ficções inspiradas no capo e constitui uma narrativa conduzida por seus próprios protagonistas, a partir de trabalho documental.

- Publicidade -

Vídeos de arquivo trazem entrevistas com principais figuras dos carteis: os irmãos Ochoa, Gonzalo Rodríguez Gacha, Jhon Jairo Velásquez Vásquez, e o próprio Escobar em suas aparições como político aspirante. Os registros incluem ainda as falas de Rodrigo Lara Bonilla, ministro da Justiça responsável pelo início da resistência aos cartéis assassinado a mando de Escobar, além de discursos históricos que marcariam o declínio do cartel de Medellín.

O longa-metragem mostra como a Colômbia rural da década de 1960, “quase bucólica” – nas palavras do jornalista Juan Gossain – se tornou sede do império do crime organizado e de conflitos que instalariam a guerra nas ruas. No fim dos anos 70, começo dos 80, aparecem as figuras dos traficantes. Surgem grupos cuja única função é o tráfico e assim se iniciam economia e política paralelas que gerariam um estilo de vida opulento e brutal, orgulhosamente ostentado por figuras que se tornariam o poder e o terror encarnados.

"Pablo Escobar: Grana ou Chumbo" será exibido nos dias 05 e 12 de dezembro, às 21h30 no canal Discovery.

- Publicidade -