Nesta segunda (10), o Canal Brasil estreia o documentário "Jonas e o Circo Sem Lona". Jonas é um menino de 13 anos nascido em uma família circense. A arte, comumente passada entre as gerações, é, curiosamente, um entrave em sua dedicação para montar o próprio picadeiro – sua mãe abandonou as arenas e lonas devido às dificuldades financeiras e procurou um ofício mais convencional para sustentar os filhos.

- Publicidade -

Além do repúdio da matriarca, ele ainda luta com bravura para montar seus espetáculos, apresentações produzidas com quase nenhum recurso financeiro, espaços limitados ao quintal enlameado da casa onde mora e artistas de pouco talento, treinados por ele mesmo após a escola. Mesmo contra todas essas adversidades, ele sai pelas ruas a divulgar para seu respeitável público as imperdíveis sessões com palhaços, trapezistas e esquetes de humor.

Focando na personalidade aguerrida do rapaz, a direção mostra as batalhas enfrentadas precocemente na vida dele. Há uma defesa da inocência da infância e uma indagação sobre o modelo educacional e de criação familiar – a professora o tem como um aluno irresponsável, mas ele demonstra extrema dedicação na realização de seus espetáculos, cuidando de cada detalhe de seu pequeno circo. Como é tradicional de sua idade, ele questiona a formação dada pela mãe, briga para seguir no picadeiro com um tio e manifesta sua infelicidade ao ser obrigado a ficar em uma sala de aula. Sem recorrer a idealizações sobre o protagonista, o filme faz um retrato humano dos habitantes de uma região e de um menino em busca do sonho de levar a espetacular arte do circo para os quatro cantos do mundo.

O longa-metragem passou por mais de 30 mostras e conquistou nove láureas em eventos no Brasil e em países como México, Estados Unidos, Canadá, Uruguai, Espanha e Holanda – com destaque para o prêmio do público no Festival de Toulouse (França).

"Jonas e o Circo Sem Lona" estreia dia 10 de julho, às 22h no Canal Brasil.

- Publicidade -