sesctv
Estreia no SescTV dia 30/5, sexta, às 21h, o espetáculo Aventura entre Pássaros, da Cia. Atelier de Coreografia. A apresentação de dança foi gravada na Bienal Sesc de Dança 2013, realizada em Santos, na Baixada Santista. O evento recebeu profissionais e pesquisadores da dança que apresentaram, assistiram e discutiram trabalhos do País e do exterior.

[creditos:02e4b9c908]
Divulgação / Sesctv [/creditos:02e4b9c908]

Aventura em Pássaros foi inspirada no livro A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais, publicado por Charles Darwin em 1872. A coreografia explora as semelhanças e diferenças entre os movimentos corporais e trejeitos dos seres humanos, das aves e outros animais.

Em cena, oito bailarinos encarnam diversos bichos como macacos, galinhas, porcos e aranhas, em gestos pontuados pela trilha sonora – que vai de Besame Mucho a sons guturais e roncos – composta pelo carioca Sacha Amback. A iluminação em cores tropicais fecha os elementos que criam diferentes atmosferas e ambientes na apresentação.

O coreógrafo João Saldanha utilizou sua bagagem profissional para criar o espetáculo. “Nesse trabalho, meu maior desafio era poder lidar com matérias que eu não estava tão confortável. Então, eu não me preocupei muito em me sentir pouco embasado para realizar determinadas coisas. Eu confiei na minha própria estrada”, afirma.

Para os intérpretes, o processo de criação também foi desafiador, principalmente pela técnica utilizada por Saldanha, que busca desenvolver outras habilidades dos dançarinos. “Ele é extremamente provocador, não te deixa chegar muito numa zona de conforto, num lugar que é confortável para você enquanto artista. Ele de cara já identifica isso e joga a gente para outros lugares. Então, isso mobiliza muito, é muito bom”, diz o bailarino Samuel Frare.

Para Saldanha, na concepção de uma coreografia, o profissional precisa lidar com a diversidade entre as cenas. “É como um livro de contos que você subitamente já está no segundo conto e não está mais pensando no outro conto. São páginas que você vira. Eu penso nesse trabalho assim”, diz Saldanha.