eurochannel
A Tour Eurochannel de Curtas-metragens regressa para a sua sexta edição, com um tema especial, o futuro de um continente: Jovens na Europa. Estreia todos os sábados a partir de 19 de julho às 19:00 hrs.

[creditos:2bea651ad7]
Divulgação / Eurochannel[/creditos:2bea651ad7]

A Tour Eurochannel de Curtas-metragens tem sido um evento e marca de sucesso do Eurochannel durante os últimos seis anos. Como um evento único, este programa convida os espectadores e talentosos diretores numa emocionante excursão pela Europa através de curtas-metragens: os diretores serão os guias e os espectadores exploram o Velho Continente através das suas telas de TV. Quase todos os países e regiões europeias marcam presença nesta edição da Tour Eurochannel de Curtas-metragens. Adicionalmente, cada um dos filmes é exibido no seu idioma original e com legendas em português, como um exemplo da sua criatividade e dinamismo.

Com a Tour Eurochannel de Curtas-metragens, os espectadores poderão descobrir a Europa, ouvir todas as suas línguas, e disfrutar de inspiradoras histórias que lhes comoverão e convidarão à reflexão sobre una ampla variedade de temas. Este ano, a Tour inclui novas regiões, como Bolonha (Itália), Genebra (Suíça), Languedoc-Roussillon (França), entre outras. Adicionalmente, os espectadores poderão ver pela primeira vez e em exclusivo, alguns esforços cinematográficos de países ainda misteriosos, como a Romênia ou Turquia. São muitos lugares por visitar e histórias para desfrutar!

Uma homenagem à juventude europeia

A juventude é sinônimo do impulso da liberdade, da tomada de riscos, do idealismo e do desejo de mudar o mundo. Com essa cintilante energia, com a constante busca por respostas, felicidade e vitalidade, a 6ª Tour Eurochannel de Curtas-Metragens vai deliciar os espectadores e amantes do cinema em 2014.

Através da história, os jovens tiveram um papel dinâmico na formação da humanidade. Da literatura ao cinema, a ânsia pela mudança com um ponto de vista diferente sobre o mundo, a juventude está constantemente inovando e oferecendo uma maneira alternativa de se viver. A contribuição dos jovens na compreensão do impacto do mundo é hoje em dia ainda mais crucial, dadas as constantes mudanças políticas e econômicas. Ainda mais, conforme eles constituem a maioria da população em muitas regiões, o papel da juventude na maneira como seus países respondem à cultura é vital, assim como a sua maneira de retratar o mundo através de imagens e filmes.

Liderados por jovens através da história, eventos em cada aspecto da vida humana influenciaram um estilo, ou mudaram o mundo para sempre, num amplo espectro de aspectos. Na política com os eventos de Maio de 1968 na França, a Revolução Laranja na Ucrânia, e o movimento Anonymous quebraram as regras do estabelecimento; na música, os The Beatles mudaram a maneira como hoje em dia se ouve música, nas artes Bansky ou o Invader tornaram a arte numa moda irreverente de decorar cidades europeias, e no cinema Pier Paolo Pasolini.

Durante a Tour Eurochannel, os espectadores vão se cruzar com novos cineastas a caminho de se tornarem estrelas, e obras-mestras cinemáticas dão o seu tributo à juventude com deslumbrantes histórias. Através de mensagens inspirantes de esperança dentro dessas produções, talentosos diretores e atores – tais como o múltiplo premiado diretor italiano Vito Palmieri, – retratam aspectos que são únicos aos jovens.

Neste evento que faz tributo a um estágio da vida muito sobrestimado, o Eurochannel dividiu a sua seleção em 8 programações, de maneira que nenhum gênero específico ficasse de fora. Dramas, comédias, produções animadas, minidocumentários, e curtas-metragens experimentais vão oferecer cenas originais sobre o amadurecimento, a infância, a época adolescente, e muito mais.

A juventude e a sua contribuição na sociedade europeia em todos os aspectos são inspirações complexas e diversas para essa nova edição da Tour Eurochannel de Curtas-Metragens. Siga o Eurochannel numa jornada para celebrar a juventude europeia, e tenha a certeza que mesmo na época mais desafiante "a juventude é feliz porque tem a capacidade de ver a beleza", como Franz Kafka disse.

Programa 1: Sonhadores
Estreia sábado 19 de julho às 19:00 hrs.
Dinamarca – Rainha por um Dia
Rússia – Go Up!
Espanha: Madrid – Efêmera
Itália: Bolonha – Matilde
Suécia – Abrupto
França: Oceano Índico – Encontro Relâmpago
Turquia – Uniforme Azul
Hungria – Coda

Programa 2: Forasteiros
Estreia sábado 26 de julho às 19:00 hrs.
Bélgica: Walonia – Zinneke
Suíça: Genebra – Prora
Romênia – País das Maravilhas
França: Languedoc-Roussillon – Gabin Le Mime Artist
Espanha: Almeria – Jacobo
França: Oceano Atlântico – Vive