globo O ‘Fantástico’ deste domingo, dia 2 de fevereiro, exibe a estreia do quadro ‘Percepções’ com o mágico Kronnus. Dividido em três episódios – Atenção, Percepção e Sensação –, o mágico mostra como os sentidos dos seres humanos podem ser iludidos. Você acredita em tudo que vê? Se considera uma pessoa atenta?

O primeiro experimento testa se é possível prestar atenção em duas situações ao mesmo tempo. Será que alguém perceberia se uma pessoa trocasse de lugar com outra bem na sua frente? Dirigir e falar ao telefone ao mesmo tempo, qual o real perigo disso? Acompanhado do apresentador Tadeu Schmidt, o mágico mostra com um experimento científico o grau de atenção das pessoas em situações como essas. ‘Percepções’ é baseado nos formatos da NatGeo (“Test Your Brain”) e da BBC (“Is Seeing Believing?”).

[creditos:3f8e859dd2]
Tadeu Schmidt com o Mágico Kronnus no novo quadro do Fantástico
Divulgação/Globo
[/creditos:3f8e859dd2]

Na reportagem especial sobre cidades fantasmas, Renata Ceribelli e Deliz Ortiz visitam dois locais separados por 15 mil quilômetros de distância para explicar fenômenos extremamente curiosos e opostos. De um lado, Epecuén, no sudoeste da Argentina, que emergiu depois de passar 20 anos embaixo d’água. Do outro, Kivalina, no lado oeste do estado americano do Alasca, e que está ficando famosa por ser o primeiro território ameaçado de submergir e desaparecer do mapa dos Estados Unidos.

Em entrevista a repórter Monica Sanches, Manoel Carlos e Júlia Lemmertz, que interpretará a Helena de ‘Em Família’, falam sobre a homenagem para a mãe da atriz, Lilia Lemmertz, primeira a viver uma Helena nas novelas do autor.