Eleita palavra do ano pelo dicionário americano Merriam-Webster, o feminismo foi um dos temas de destaque em 2017 e a GloboNews dedica dois programas esta semana sobre o assunto.

- Publicidade -

O último ‘Sem Fronteiras’ do ano, que vai ao ar quinta-feira, dia 28, às 23h30, propõe uma discussão sobre os caminhos da luta feminista no mundo. A luta pelos direitos das mulheres e pelo fim da violência contra o gênero ganhou força. Mas o que ainda falta para que mulheres e homens tenham salários semelhantes e espaço na política? E o que falar sobre a divisão das tarefas em casa, do cuidado com os filhos? Essas e outras questões serão abordadas pelas correspondentes Elizabeth Carvalho, em Paris, e Simone Delgado, em Nova York.

Em horário diferente, excepcionalmente este semana, o ‘GloboNews Especial’ vai ao ar na sexta-feira, dia 29, às 21h30 e fala sobre as feministas no século 21. O programa propõe um debate entre quatro mulheres feministas de idades, cores e classes diferentes sobre o que é o feminismo hoje. Jacira Melo, feminista desde a década de 1970 e diretora-executiva do Instituto Patrícia Galvão (que desenvolve pesquisas sobre violência doméstica), Bruna Rangel, do coletivo feminista Não me Kahlo, e Marcela Lisboa, moradora do Complexo da Penha – subúrbio do Rio e ativista antirracismo.

Além disso, o programa traz uma entrevista com Zeca Rosado, ex-freira e feminista do grupo "Católicas pelo direito de decidir" e com a artista visual Pamela Castro, que depois de ser agredida pelo marido começou a usar o grafite para alertar as jovens sobre esse tipo de violência e sobre a importância da Lei Maria da Penha.

- Publicidade -