O canal de TV por assinatura Film&Arts exibe a partir desta quarta-feira, dia 9 de março, às 21h, o ciclo especial Fronteiras da Música. Entre os nomes homenageados no ciclo estão Philip Glass, responsável pela trilha sonora do filme brasileiro Nosso Lar, e Elliott Carter. Saiba mais:
LOOKING GLASS
Quarta 9
Philip Glass é considerado um dos compositores mais influentes do fim do século XX e é reconhecido como um compositor que – igual a Richard Strauss, Kurt Weil e Leonard Berstein – aproximou a arte da música ao grande público.
ELLIOTT CARTER – LABIRINTO DO TEMPO
Quarta 16
Elliott Carter viveu em Nova Iorque quase um século e descreve sua música como uma reflexão sobre a sociedade moderna democrática, onde as pessoas devem cooperar, mas mantêm a individualidade. Este retrato revelador do homem considerado o maior compositor vivo, foi criado por Frank Scheffer com a participação de Pierre Boulez, Daniel Barenboim e outros importantes artistas.
ARVO PÄRT – 24 PRELÚDIOS PARA UMA FUGA
Quarta 23
Este é o primeiro documentário sobre o notável e solitário compositor contemporâneo Arvo Pärt. O programa inclui momentos registrados durante três prolíferos anos da vida do compositor, os momentos de ensaios, estréias, seminários, encontros e lembranças. O documentário revela o pensamento musical de Arvo Pärt, que é fundamentalmente uma parte de seu mundo interior. As principais obras que se escutam são: "Tabula Rasa", "Passio", "Fratres", "Orient et Occident", "Cecilia, vergine romana" e "Como anhela cierva" .
STEVE REICH
Quarta 30
Steve Reich é conhecido por ser um dos pioneiros do minimalismo, com John Cage, La Monte Young, Terry Riley e Philip Glass. Numerosos críticos anglo-americanos e britânicos lhe concedem uma grande relevância, não tão compartilhada fora do mundo anglo-saxônico. Assim, The Guardian descreveu a Reich como um dos poucos compositores que “alterou a direção da história da música”; The New York Times o situa “…entre os maiores compositores do século”; Neste documentário Reich fala de algumas das principais obras que o posicionaram como um dos criadores mais originais dos últimos cinqüenta anos. O programa também inclui a performance da obra “Daniel Variations”, um de seus trabalhos mais recentes.