globo Enquanto comemora a Copa do Mundo da TV digital, a Globo já prepara as transmissões dos mundiais do futuro. A emissora fez uma demonstração do jogo Brasil x Camarões, pela Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, ao vivo em 8K, que oferece 16 vezes mais resolução do que o HD. A previsão é que em 2016 comecem as primeiras transmissões do 8K no Japão e que a tecnologia esteja disponível no mercado japonês em 2020.

As sessões para estudantes, jornalistas, professores, engenheiros e formadores de opinião acontecem no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), em parceria com a Japan Broadcasting Corporation (NHK) – empresa japonesa líder mundial no desenvolvimento do Ultra HD 8K, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Nippon Telegraph and Telephone Corporation (NTT). Além de fazer a transmissão e a apresentação de vídeos com conteúdos explicativos, os profissionais responsáveis pelo desenvolvimento da tecnologia abrem espaço para o debate.

É a primeira vez que transmissões em 8K acontecem ao vivo no Brasil. Esta é considerada a melhor definição de imagem disponível atualmente no mundo e sua sonorização, com 22.2 canais de áudio que replicam os sons do estádio, acentua a sensação de envolvimento dos espectadores. A captação dos jogos, feita pela NHK, utiliza três câmeras 8K e duas 4K. Já o transporte do sinal 8K até o local de exibição é responsabilidade da NTT, utilizando uma extensa rede de fibra ótica da RNP.