[creditos:447f4136a2]
Bette Lucchese e a equipe passeiam pela histórica Baalbek (Divulgação/Globo)[/creditos:447f4136a2]
Uma visita ao Líbano abre a temporada 2017 de "Globo Repórter" nesta sexta (10). Bette Lucchese, o editor Paulo Sampaio, o produtor Mahomed Saigg e o repórter cinematográfico Eduardo Torres envolvem os telespectadores em uma aventura surpreendente pela terra que nasceu das guerras e terremotos.

- Publicidade -

Bette Lucchese esperava encontrar um país arrasado pelos anos de guerra, mas o que descobriu foi uma terra em constante renascimento. O destino, inédito para o programa é um país pequeno, que equivale em extensão à metade de Sergipe, o menor estado brasileiro. Tem apenas 4,5 milhões de habitantes, sendo 12 mil brasileiros. No Brasil, o número de libaneses e descendentes é bem maior do que na terra natal. Quase o triplo da população de lá. Essa é a primeira vez de todos da equipe da Globo no Líbano. Os quatro partiram do Brasil para redescobrir o país, em uma viagem que durou 16 dias. E se surpreenderam com o que viram.

A equipe passeia pela histórica Baalbek, um dos maiores complexos de templos da antiguidade. Próximo dali, a catedral ortodoxa de São Jorge, uma igreja maronita e duas católicas são vizinhas da maior mesquita do Líbano. Bette Lucchese visita ainda um gigantesco labirinto de cavernas e passeia pela gruta de Jeita, a oitava maravilha do mundo para os libaneses, uma grande obra de arte esculpida pela natureza. São duas grutas interligadas e há seis anos uma expedição descobriu uma nova galeria, a 33 metros de profundidade. “

Num passeio pelas feiras, Bette mostra que os alimentos à venda são quase todos orgânicos, chegam fresquinhos da fazenda. É o caso do suco de romã e do mel, que eles extraem na hora. Apresentam um ovo de avestruz, que de tão grande pode ser comido por 12 pessoas, e as águas de flores do Líbano, muito usada como calda em sobremesas, nos cafés e nos chás. O programa termina com uma visita a um campo de refugiados. Os libaneses, que no passado já se refugiaram na Síria, agora recebem os vizinhos devastados por uma guerra que já dura seis anos.

Nova temporada de "Globo Repórter" estreia dia 10 de março, após "A Lei do Amor".

- Publicidade -