globonews A GloboNews exibe uma série especial sobre os BRICs. Com quatro episódios, a série aborda cada um dos quatro países que integram o chamado clube dos grandes emergentes, junto com o Brasil. Sempre tentando ir além das simplificações ou do exotismo, e em meio às muitas dúvidas e incertezas que cercam essa iniciativa, a proposta é trazer um olhar novo sobre o tema. O Brasil não tem um programa próprio, mas aparece em todos os episódios, nos registros e depoimentos colhidos pela equipe do "GloboNews Especial" nas viagens à Rússia, Índia, China e África do Sul.


Cena do programa especial da GloboNews
Divulgação/GloboNews

No primeiro programa da série, uma viagem à Rússia, o maior país do mundo em extensão territorial, potência no setor energético, mas que sofre os efeitos da dependência dos lucros da produção de gás e petróleo. O programa mostra de perto a produção de petróleo na imensidão gelada da Sibéria, exatamente no momento em que estourava a crise na vizinha Ucrânia, que tem o panorama energético como pano de fundo.

As novas facetas da Índia serão abordadas no segundo episódio da série. Um país onde, em meio às desigualdades e à corrupção, a importância dada à educação chama atenção, e os resultados aparecem no setor de tecnologia da comunicação. O terceiro programa é dedicado à África do Sul, onde a herança do regime de segregação racial do apartheid ainda salta aos olhos. A China fecha a série, mostrando que, apesar de todas as limitações impostas pelo governo central de Pequim, a internet está promovendo uma revolução no consumo e nas relações sociais entre os chineses.

O "GloboNews Especial" sobre os BRICs estreia dia 11 de maio, às 20h30.