globonews Vai ao ar no programa GloboNews Literatura desta sexta-feira, dia 27 de dezembro, a partir das 21h30 (e 18h30 em Rio Branco), uma entrevista exclusiva do repórter Claufe Rodrigues com o professor e poeta colombiano Javier Naranjo. Ao longo dos anos 1990, quando dava aulas de espanhol para alunos de várias classes sociais, o poeta pedia às crianças definições próprias para palavras e temas, como num jogo. No final daquela década, Javier publicou o livro “A casa das estrelas”, que reúne as melhores frases de seus alunos sobre os temas propostos.

- Publicidade -

[creditos:9f6e18eea4]
O poeta colombiano Javier Naranjo com o repórter Claufe Rodrigues.
Globo/Divulgação[/creditos:9f6e18eea4]

Depois de fazer muito sucesso na Colômbia, a Foz Editora publicou a versão do livro em português este ano. O lançamento no Brasil contou com a presença do poeta colombiano, que fez questão de estar presente até nos eventos que aconteceram em comunidades pacificadas. E foi numa das oficinas com crianças brasileiras, no Morro dos Prazeres, que o repórter Claufe Rodrigues conversou com Javier Naranjo. Na entrevista, ele lamenta que esse estado de poesia tão comum na infância acabe se perdendo na vida adulta, por incapacidade de pais e professores de lidarem com um tipo de expressão que incomoda e questiona.

O programa deste dia exibe ainda uma matéria sobre os 80 anos de “Casa Grande & Senzala”, completados em dezembro. A matéria, feita no Recife, escuta detratores e defensores do clássico de Gilberto Freyre, inclusive a filha do autor, Sônia Freyre.

- Publicidade -