No especial Mistérios da Mente, dia 29 de agosto, às 22h00, você poderá conhecer algumas das mais estranhas ilusões criadas pela ciência com o intuito de mostrar como funcionam os nossos sentidos, e como podemos aprender a manipulá-los.

O especial demonstra que a cor é uma experiência subjetiva criada apenas em nossa imaginação, apresenta um homem que aprendeu a "ver" como um morcego, e mostra pilotos que conseguem pousar helicópteros até mesmo com os olhos vendados.

Uma melhor compreensão dos nossos sentidos pode abrir novas possibilidades e permitir às pessoas usar poderes que nem elas sabiam que possuíam. Mas também vai fazer quem está em casa questionar se realmente pode confiar nos cinco – ou seis – sentidos humanos.

Daniel Kish perdeu a visão quando criança, e hoje é capaz de sentir as ondas sonoras, como uma espécie de sonar. Por meio de uma série de ressonâncias magnéticas, cientistas tentam descobrir se o cérebro de Daniel poderia ter se reconfigurado internamente, de forma a permitir que ele usasse os sons para criar uma imagem visual do mundo. O verdadeiro “homem-morcego”.