- Publicidade -

Nesta segunda-feira, dia 12, estreia no Jornal da Globo a série Jogos de Outro Mundo. Em 5 matérias, o repórter Andrei Kampff apresenta a trajetória das quatro seleções últimas colocadas no ranking da Fifa, que sonham com uma vaga para a Copa de 2014. “Esses países que vamos mostrar são muito pequenos, Ilhas Cook por exemplo tem 11 mil habitantes. Então é muito difícil montar seleção de futebol, mas as pessoas são apaixonadas pelo esporte. Isso mostra que a Copa do Mundo já começou até em lugares difíceis de se imaginar!”, diz Kampff.

- Publicidade -

A equipe desembarcou na Oceania para mostrar a primeira fase das eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. E foi aos países de Samoa, Samoa Americana, Tonga e Ilhas Cook, as últimas colocadas no ranking da FIFA. “É legal pensar como em um mundo tão diferente também há pessoas apaixonadas pelo futebol. Esse esporte é capaz de dar alegria independentemente do sucesso de suas seleções”, completa.

A matéria de estreia conta a história de Samoa, sede do torneio. Vítima do tsunami que assolou o país em setembro de 2009, ainda hoje é possível ver destroços de casas, carros arrastados pela água e barcos que foram para o meio da estrada. Na reportagem, a história do camisa nove da seleção: Faaiuaso, que durante a tragédia serviu como voluntário.

Nos dias seguintes, serão apresentadas histórias e personagens de cada país. Em Samoa Americana, o goleiro Nicky é uma das lendas do futebol. Em abril de 2001, a Austrália goleou Samoa Americana por 31 a 0 e Nicky era o goleiro titular. Mesmo após a derrota histórica, ele continua no posto e diz que gostaria de enfrentar novamente a Austrália, em uma revanche para mostrar como mudou. Outro nome forte no país é o de Ramim Ott, o primeiro jogador a marcar um gol oficial para Samoa Americana, considerado o grande ídolo do futebol. Além de jogador, Ott também é soldado americano. Pediu licença do exército para participar deste torneio e, após os jogos, começa o treinamento para ir ao Afeganistão.

Em Tonga, o técnico de futebol é um australiano de 26 anos que encarou o desafio de treinar esta seleção. Morou mais de um ano no país e lá aprendeu os costumes, as rezas e a língua dos jogadores para conseguir se aproximar do time. E nas Ilhas Cook, após a primeira derrota o treinador da seleção foi demitido e o capitão do time assumiu o posto de uma hora para outra, sem nenhum aviso ou preparo.

A série Jogos do Outro Mundo vai ao ar a partir de hoje, dia 12, no Jornal da Globo, que é exibido após Tela Quente.

- Publicidade -