Em junho, "Como Esquecer" é o "Filme do Mês" no Canal Brasil. A cineasta Malu Di Martino dirige este filme sobre os desafios de quem precisa superar as dores do passado para buscar uma nova chance de encontrar a felicidade. Inspirado no livro "Como Esquecer – Anotações Quase Inglesas", de Myriam Campello, o filme teve cenas rodadas no Brasil e na Inglaterra. No elenco, estão os atores Ana Paula Arósio, Murilo Rosa, Natália Lage, Arieta Corrêa e Bianca Comparato.

- Publicidade -


Ana Paula Arósio, Natália Lage e Murilo Rosa protagonizam "Como Esquecer"
Divulgação/Europa Filmes

Em "Como Esquecer" (25 de junho, às 22h), Júlia (Ana Paula Arósio) é uma professora de literatura inglesa que luta para reconstruir sua vida depois de romper uma intensa e duradoura relação com a enigmática Antônia, após 10 anos de casamento. Sozinha no apartamento, sofre ao se lembrar dos momentos ali vividos com a parceira. Hugo (Murilo Rosa) é seu melhor amigo, um gay viúvo com enorme prazer em viver. Ele faz de tudo para ajudá-la, apesar de também estar sofrendo com a morte do companheiro. O homem acredita que Julia precisa de um novo amor e de uma nova casa, onde não existam os "fantasmas" de Antônia. Junto com Lisa (Natalia Lage) – amiga de Hugo deixada pelo namorado depois de engravidar por acidente –, os três se mudam para uma casa em Pedra de Guaratiba, região afastada do Rio de Janeiro. Apesar da animada companhia, Julia não consegue sair da atmosfera de melancolia em que se colocou. Porém, a chegada de Helena (Arieta Correa), prima de Lisa, reacende seus sentimentos, despertando a vontade de ser feliz novamente.

Exibido em diversos festivais, o título faturou os prêmios de melhor atriz (Ana Paula Arósio) e filme pelos júri oficial e popular no Festival de Natal; prêmio APCA de melhor atriz e ator (Murilo Rosa) no Festival de Cinema Brasileiro de Los Angeles – todos em 2010. No ano seguinte, foi eleito melhor filme pelo júri popular no Festival Brasileiro de Montevidéu; e conquistou os troféus de melhor filme, atriz e fotografia no Rainbow Film Festival.


Cena de "Paraíso Aqui Vou Eu", destaque no Canal Brasil
Divulgação/Europa Filmes

Outro destaque do Canal Brasil é a estreia de "Paraíso Aqui Vou Eu" (11 de junho, às 22h), que mostra a busca incessante de três personagens pela felicidade permeia a trama assinada por Cavi Borges e Walter Daguerre. O filme foi exibido na Mostra Novos Rumos durante o Festival do Rio de 2011. No elenco, estão os atores Guilherme Piva, Solange Badin, Álamo Facó, Natália Garcez, além da participação especial de Tonico Pereira.

Francisco (Guilherme Piva) e Sara (Solange Badin) são remanescentes da "geração perdida": aquela que, com todos seus ideais, encontrou-se finalmente vencida e frustrada perante a guinada à droit do Brasil. Ele é um poeta idealista sentindo-se solitariamente desamparado por não ter plateia; ela, uma professora com tendências liberais que, em situações de maior tensão, acaba se escondendo sob uma capa de conservadorismo. Entre os dois, está a nova geração: Penélope (Natália Garcez), a estudante de cinema norteada a partir de outros princípios – é ousada e se permite entregar-se ao acaso, sem sentir a mesma tendência à resignação dos outros dois protagonistas. Quando eram casados, Francisco e Sara queriam muito ter um filho, mas não conseguiram. O início do afeto por Penélope – embora eles não tenham consciência disso – traz muita alegria. A garota acaba engravidando de Francisco e agora o trio precisa decidir entre aceitar a oportunidade para "expandir" seus horizontes ou seguir na atual rotina, negando esta possibilidade de convívio: uma vida a três.

Saiba mais:
Maio: Canal Brasil exibe show de Erasmo Carlos no Theatro Municipal
Maio: "Quebrando o Tabu", "Mulatas!" e outros documentários no Canal Brasil
Maio: Canal Brasil estreia temporadas 2012 de vários programas

- Publicidade -