"Batman foi feito em dois níveis, um para os adultos e outro para as crianças. Tentamos fazer isso para que, quando você envelhecer e voltar a assistir, observe coisas diferentes. É isso o que origina um clássico”. Estas são as palavras do ator Adam West – o homem que, na década de 60, muito antes de Christian Bale, Val Kilmer, George Clooney e Michael Keaton, assumiu o manto do defensor de Gotham City.
Décadas antes da sombria visão do Homem-Morcego mostrada no blockbuster Batman: O Cavaleiro das Trevas, o vigilante mascarado entrava de vez para o mundo da cultura pop em um seriado que atraía não somente as crianças, como também os jovens que frequentavam boates, admiravam a pop art de Andy Warhol e compravam abajures de lava.
No mês de março, o canal de TV por assinatura TCM mergulha de cabeça no excesso de cores, nos enquadramentos insólitos e nas lendárias onomatopeias de Batman (1966), série que ganha uma maratona especial aos domingos. Sempre das 15h às 20h, serão exibidos episódios especialmente selecionados de suas três temporadas, aqueles que definitivamente marcaram uma época.
Em Batman somos apresentados a uma visão divertida e alucinante do personagem dos quadrinhos, aqui interpretado por um Adam West no auge de suas formas mais arredondadas. Além do menino-prodígio Robin (vivido por Burt Ward), que conquistou os fãs com as tiradas do tipo “Santa Ignorância, Batman!”, quem rouba a cena de fato são os vilões, vividos por atores do calibre de Burgess Meredith (Pinguim), Cesar Romero (Coringa) e Frank Gorshin (Charada). Isso sem contar a dupla de atrizes Julie Newmar e Eartha Kitt, ambas sensuais intérpretes da fatal Mulher-Gato. E grandes artistas em interpretações alegremente questionáveis, como as de Vincent Price no papel de Cabeça de Ovo e Otto Preminger como Sr.Frio.
A maratona de Batman vai ao ar no TCM todos os domingos de março, das 15 às 20h.