Para celebrar o Oscar, que em 2012 acontece no dia 26 de fevereiro, o canal de TV por assinatura Megapix preparou uma programação especial com grandes vencedores do mais importante prêmio de cinema do mundo. De 20 a 25 de fevereiro, sempre às 22h, o canal exibe seis filmes premiados nas décadas de 1990 e 2000.

- Publicidade -

O drama Crash – No Limite abre o especial no dia 20. Vencedor de três prêmios das sete indicações no Oscar 2006 (Filme, Roteiro Original e Fotografia), o longa foi filmado em apenas 36 dias e usou a experiência do diretor Paul Haggis, que teve seu carro assaltado, como pano de fundo para a construção do roteiro. Estrelado por Sandra Bullock e Brendan Fraser, Crash faz um retrato sobre o preconceito nos EUA em dimensões amplas: raça, etnia e classe social.

Uma Mente Brilhante estreia no dia 21. O filme marca a primeira parceria entre o diretor Ron Howard e o ator Russell Crowe, que repetiram a dose em A Luta Pela Esperança (2005). Com oito indicações e quatro prêmios no Oscar 2002 (Atriz Coadjuvante – Jennifer Connelly, Diretor – Ron Howard, Fotografia e Roteiro Adaptado), o drama conta a história de John Nash (Russell Crowe), que mesmo com problemas psicológicos conseguiu desenvolver um teorema matemático e mostrar a todos sua genialidade.

Com 10 indicações e cinco estatuetas no Oscar de 1996 (Filme, Diretor – Mel Gibson, Fotografia, Efeito Sonoro e Maquiagem), Coração Valente é o destaque do dia 22. O filme retrata a figura histórica do guerreiro e herói medieval William Wallace (Mel Gibson), que tenta unir os reinos da Escócia, mas precisa derrotar um rei inglês que quer manter o controle sobre as terras escocesas. Alguns descendentes de Wallace atuaram como figurantes no filme.

Dia 23 é a vez de Quem Quer Ser um Milionário. O longa foi o grande vencedor do Oscar 2009, levando oito das dez categorias às quais concorria (Diretor – Danny Boyle, Roteiro Adaptado, Trilha Sonora Original, Canção Original, Fotografia, Edição, Mixagem de Som, Edição de Som). Além das estatuetas, a produção ainda ganhou outros 107 prêmios. No filme, Jamal (Dev Patel) é um jovem pobre de Mumbai que participa da versão indiana do programa Who Wants to be a Millionaire? e é preso sob a suspeita de estar trapaceando.

Guerra ao Terror estreia no dia 24. A produção venceu seis das nove indicações no Oscar 2010 (Filme, Diretor – Kathryn Bigelow, Roteiro Original, Edição, Som e Edição de Som). Com foco na rotina do esquadrão antibombas do exército americano, que trabalha durante fogo cruzado no Iraque e sob o comando do sargento William James (Jeremy Renner), o longa fez de Kathryn Bigelow a primeira mulher a levar a estatueta de Melhor Direção em toda a história do Oscar.

A estreia de Shakespeare Apaixonado encerra o especial no dia 25. Com 13 indicações e sete prêmios no Oscar 1999 (Filme, Atriz – Gwyneth Paltrow, Atriz Coadjuvante – Judi Dench, Figurino, Direção de Arte, Canção Original e Roteiro Original), o romance conta a história de William Shakespeare (Joseph Fiennes), que sofre de bloqueio criativo e não consegue escrever sua peça. Ao conhecer Viola De Lesseps (Gwyneth Paltrow), sua musa inspiradora, ele passa a viver uma paixão conturbada. Uma curiosidade notada só pelos espectadores mais atentos: em uma das cenas em que Shakespeare está escrevendo, há um copo sobre a mesa onde se lê: "Stratford Upon Avon", cidade natal do dramaturgo.

- Publicidade -