No domingo, 1º de agosto, às 22h, o canal de TV por assinatura NatGeo estreia "Falsos Profetas", um programa centrado em pessoas de carne e osso que acreditam ser o Messias e chegam a ser consideradas por outras como a reencarnação de Jesus.
A volta de Jesus Cristo é a grande esperança de milhões de cristãos em todo o mundo. Em 2009, as câmeras do Canal National Geographic acompanharam três homens de países distintos que afirmam ser o Messias. O NatGeo também obteve o depoimento de sociólogos e psicólogos para analisar o comportamento de cada um deles, bem como o das multidões que acreditam em sua divindade.
O russo Sergei Torop, um ex-policial de trânsito, é considerado por muitos como a reencarnação de Jesus. Torop sustenta que Deus o enviou à Terra para criar uma só fé unificada que substitua todas as religiões existentes. Em seu discurso, ele destaca a promessa de um mundo perfeito para seus seguidores, incluindo a criação de seu próprio paraíso pessoal na Terra, um lugar chamado de “Morada do Amanhecer”, onde seus membros sobrevivem daquilo que cultivam e criam.
David Shayler tem uma missão divina em Israel, que segundo ele foi enviada pelo Espírito Santo. O trabalho de David como agente do M15, o serviço de inteligência britânico, e o tempo que passou em uma prisão agiram como um divisor de águas em sua vida. Anos depois ele teve uma epifania e a partir dela se proclamou o novo Jesus Cristo. A descrença das pessoas não parece afetar sua convicção.
O pastor Apollo Quiboloy conta com mais de 6 milhões de seguidores em todo o mundo e, como tantos gurus espirituais, os atrai com a promessa de salvação e uma notável apresentação nos meios de comunicação. Apollo pede que seus fiéis doem 10% do salário para colaborar com o Reino de Jesus Cristo e depois de cada missa volta para casa em seu transporte favorito: o helicóptero “paroquial”.
O documentário "Falsos Profetas" investiga a vida destes três homens, abordando não somente os motivos pelos quais cada um deles acredita ser Jesus Cristo, mas também a razão de seus seguidores aceitarem suas afirmações extraordinárias.