netflix O emocionante registro de Jehane Noujaim sobre a revolução egípcia será lançado exclusivamente em todos os territórios onde a Netflix opera no dia 17 de janeiro, e em algumas cidades dos Estados Unidos. O documentário original da Netflix, “The Square” é uma crônica absolutamente fascinante e profundamente humana sobre o protesto egípcio, realizado pela diretora e produtora Jehane Noujaim (“Control Room”; “Startup.com”; “Rafea: Solar Mama”) e pelo produtor Karim Amer (“Rafea: Solar Mama”). Confira o trailer abaixo:

[creditos:f7b20457cf]
Divulgação [/creditos:f7b20457cf]

Vencedor do prêmio de melhor documentário no International Documentary Awards de 2013, de melhor documentário no Festival Internacional de Cinema de Dubai, no Festival de Cinema Internacional de Toronto e no Festival Internacional de Documentário de Montreal, onde levou o Prêmio do Público, “The Square” é um documentário épico que mostra a Revolução Egípcia por trás das manchetes de jornais. A história é contada através dos olhos de jovens ativistas que têm procurado nos últimos dois anos construir um Egito melhor. Uma versão anterior de “The Square” ganhou o prêmio do público no Festival de Sundance em 2013. O filme também fez parte da seleção oficial do Festival de Cinema de Nova York em 2013.

O filme captura o imediatismo e a intensidade dos protestos na Praça Tahrir, da derrubada do líder militar Hosni Mubarak em 2011 à expulsão de Mohammed Morsi em 2013. Tudo isso proporciona um caleidoscópio, um retrato visceral dos eventos que acontecem diante de Magdy, um membro da comunidade muçulmana, de Khalid Abdalla, um ator egípcio que interpretou o papel principal em “O Caçador de Pipas” e do carismático Ahmed, cuja história de vida se encarrega da narrativa. Armados com nada além de câmeras, redes sociais, consciência social e um profundo desejo de mudar, esses jovens revolucionários nos mostram a perspectiva da linha de frente dessa luta com novas armas.