netflix The Square, documentário original da Netflix, dirigido por Jehane Noujaim e do produtor Karim Amer estreia com exclusividade no serviço de streaming no próximo dia 17. O documentário captura a imediatez e a intensidade dos protestos na praça Tahrir desde a queda do líder militar Hosni Mubarak em 2011 até a deposição de Mohammed Morsi em 2013.

The Square”, ganhador do prêmio do público na categoria Melhor Documentário do Festival Internacional de Cinema de Toronto de 2013, é uma narrativa épica que relata o pano de fundo da revolução egípcia através dos olhos de jovens ativistas que, nos últimos dois anos, lutaram para construir uma nação melhor.

O documentário retrata de forma visceral e caleidoscópica os fatos da forma que ocorreram pela visão de seus protagonistas: Magdy, membro da Irmandade Muçulmana; Khalid Abdalla, ator egípcio que protagonizou “O Caçador de Pipas” e o carismático Ahmed, cuja poética narrativa guia o relato. Armados apenas com câmeras, redes sociais, uma profunda consciência e um férreo compromisso em conseguir uma mudança, esses jovens revolucionários nos oferecem sua perspectiva a partir do epicentro dos fatos sobre a batalha contínua que é travada com novas armas.

Uma versão anterior de “The Square” recebeu o prêmio do público no Festival de Cinema de Sundance de 2013. A produção também foi incluída na seleção oficial do Festival de Cinema de Nova York este ano.