O serviço de vídeo sob demanda Netflix anunciou nesta semana através de seu perfil no Twitter que realizou uma alteração na polêmica cena de suicídio do episódio final da primeira temporada de 13 Reasons Why.

- Publicidade -

“Nós ouvimos de muitos jovens que 13 Reasons Why os encorajou a falar sobre assuntos difíceis como depressão e suicídio, e a procurar ajuda, pela primeira vez. Preparando para lançar a terceira temporada este ano, estivemos cientes do debate em relação à série.

Seguindo o conselho de médicos especialistas, incluindo a Dra. Christine Moutier, médica chefe da Fundação Americana para Prevenção do Suicídio, decidimos, com o criador Brian Yorkey e os produtores, cortar a cena em que Hannah tira sua própria vida na 1ª temporada”. 

A sequência retirada foi duramente criticada na época por romantizar o ato do suicídio e mostrava em detalhes todo o passo a passo realizado pela personagem, incluindo as cenas em cortava os pulsos.

Ainda em 2017 especialista já apontavam que o episódio poderia funcionar como gatilho para diversas pessoas em situação de vulnerabilidade e que veriam no suicídio uma “única” forma de saída.

Em 2018, a série ganhou uma segunda temporada e para 2019 são esperados novos episódios.

- Publicidade -