[creditos:463aba4100]
"Crimes que Mudaram o Mundo" estreia no NatGeo (Divulgação/NatGeo)[/creditos:463aba4100]
Nesta segunda (19), o NatGeo estreia a série de documentários "Crimes que Mudaram o Mundo". A produção sobre quatro personagens incomuns que viveram em épocas e locais diferentes. O primeiro episódio traz Louis Moore, que diante da brutalidade policial motivada pelo racismo, ele sequestra o voo 49 da Southern Airways em busca de justiça para a cidade de Detroit. Sua missão fracassada gerou reformas nos sistemas de segurança dos aeroportos e uma nova noção sobre esta questão atemporal.

- Publicidade -

Dentre outros retratados são o primeiro fotógrafo de cenas de crime de Nova Iorque, Weegee, que deu uma nova abordagem ao crime organizado no auge das guerras de gangues durante a Proibição em Nova Iorque. Suas fotografias mudam a forma com que a polícia combate o crime. Tem também o gênio da química Alexander Shulgin, que cria um laboratório em seu quintal, onde ele inventa mais de 250 drogas psicodélicas, incluindo uma ferramenta para a psicoterapia chamada MDMA. Mas quando a MDMA escapa de seu laboratório e chega às ruas com o nome de ecstasy, Shulgin entra em guerra com o DEA para proteger sua maior invenção. Hoje, a MDMA é a maior esperança dos médicos para tratar o estresse pós-traumático.

Tem também Kevin Mitnick é o primeiro “hacker obscuro” a ser notícia nos anos 80 por usar seus conhecimentos de “engenharia social” para colocar o FBI em um jogo de gato e rato. Depois de ser pego, Mitnick ajuda o governo a entender melhor a segurança dos computadores, e ele transforma isso em uma respeitável profissão. Estas histórias parecem díspares, mas elas têm um traço em comum: pessoas encontrando sua voz nos submundos do vício. Desta escuridão surge uma luz que leva à mudança.

"Crimes que Mudaram o Mundo" estreia dia 19 de setembro, às 23h30 no NatGeo.

- Publicidade -