[creditos:de4e46513e]
Oi inicia operação especial para os Jogos Olímpicos no Rio 2016 (Divulgação)[/creditos:de4e46513e]
A operadora de multisserviços Oi iniciou nesta semana uma ampla operação especial para garantir a melhor experiência a todos os clientes durante os Jogos Olimpícos do Rio de Janeiro. Foi ativada a sala de monitoramento dedicado que vai operar 24 horas por dia durante Olimpíadas e Paralimpíadas para garantir o bom funcionamento da infraestrutura de suporte a telefonia móvel, rede Oi WiFi, banda larga, Oi TV e telefonia fixa da companhia.

- Publicidade -

A Oi também instalou novas antenas e aumentou a capacidade de estações já existentes para atender ao aumento da demanda por cobertura móvel e garantir que o cliente possa fazer chamadas e usar as redes 3G e 4G em todos os locais de competição.

A Oi acumula vasta experiência de atuação em eventos de grande porte, como Copa do Mundo 2014, Copa das Confederações 2013, Rock in Rio, Jornada mundial da Juventude, Conferência Rio+20 e Jogos Panamericanos de 2007. “Essa experiência que acumulamos nos grandes eventos garante à Oi um diferencial no atendimento que será feito a todas as localidades de competição nas Olimpíadas. Estamos preparados para garantir qualidade a todos os clientes, incluindo os visitantes que vierem para os jogos, os clientes que moram na cidade e os clientes corporativos”, afirma José Claudio Moreira Gonçalves, diretor de Operações da Oi. “A Copa do Mundo de 2014, que teve patrocínio e fornecimento de serviços de telecom da Oi, foi a mais conectada da História, com recorde de dados trafegados pela rede do evento. Agora vamos repetir o sucesso da nossa operação”, acrescenta José Claudio.

Do total de estações que vão atender a demanda das Olimpíadas, quase metade recebeu sites novos. Sites são os locais onde estão instaladas as antenas que retransmitem o sinal da telefonia móvel. A ampliação da cobertura móvel, com sites definitivos e outros provisórios, foi realizada em todos os quatro clusters das Olimpíadas e em áreas como aeroportos e rodoviária. Além desse reforço e da instalação da sala de monitoramento especial de rede (que tem interface direta com as diretorias B2B, TI e Relacionamento com Cliente), a Oi adotou outras iniciativas considerando as restrições de circulação na cidade durante os jogos.

Entre as ações realizadas estão vistorias prévias na infraestrutura, com ações preventivas e implantação de planos de contingência; paralisação de intervenções programadas (“freezing” de rede) ao longo de todo o evento para prevenir falhas; e planejamento de distribuição de equipes exclusivas nas regiões onde haverá competições, com material e profissionais capacitados para realizar eventuais reparos emergenciais. O plano desenvolvido pela Oi atende ao planejamento do Comitê Olímpico e foi aprovado pela Anatel como atendimento da companhia ao evento.

A Oi tem sempre um papel relevante em grandes eventos no Brasil devido à sua atuação nacional e ao seu backbone, que suporta a transmissão de voz e dados de grandes clientes, incluindo bancos, empresas aéreas e operadoras de telecomunicações, entre outros. Como a Oi foi a patrocinadora e fornecedora de serviços dos Jogos Panamericanos de 2007 e da Copa do Mundo de 2014, já temos como legado presença em alguns locais que serão utilizados também nas Olimpíadas. Além dessa infraestrutura já existente, e do histórico de participação no atendimento de outros grandes eventos na cidade como o Réveillon de Copacabana, Carnaval e Rock in Rio, foram feitas ampliações de capacidade e instalação de novos sites, em todas as regiões envolvidas nos Jogos Olímpicos. Agora, mais uma vez, o investimento realizado pela companhia para os Jogos ficará como legado para a cidade”, explica André Ituassú, diretor de Investimento, Coordenação, Operação e Planejamento Móvel da Oi.

Foram instalados novos sites que permanecerão em atuação nas regiões do Parque Olímpico, Vila dos Atletas, Riocentro, Estádio de Remo da Lagoa, Engenhão, Maracanãzinho, Marina da Glória e Complexo de Deodoro”, destaca Ituassu.

- Publicidade -