O canal de televisão por assinatura Telecine Cult faz uma homenagem aos 45 anos de morte de Ernesto Rafael Guevara de la Serna (1928-1967), o Che Guevara. Símbolo de luta contra a injustiça social, Che liderou a Revolução Cubana junto a Fidel Castro e partiu para a luta armada no Congo e na Bolívia, onde foi capturado e assassinado em outubro de 1967. No dia 9 de outubro, a partir das 19h45, o Telecine Cult exibe em sequência dois filmes que mostram a história do líder em diferentes momentos de vida.

- Publicidade -

Diários de Motocicleta, de Walter Salles, vai ao ar às 19h45. Vencedor do Oscar de melhor canção (Al Otro Lado Del Río, de Jorge Drexler), o longa mostra a jornada de Che antes de tornar-se líder revolucionário, numa viagem em que percorre a América do Sul a bordo de uma velha motocicleta, com seu amigo Alberto Granado. Quando chega a uma colônia de leprosos no Peru, ele questiona o desenvolvimento da região, que privilegia apenas uma pequena parte da população.

Em seguida, às 22h, o canal exibe CHE, de Steven Soderbergh. O filme conta a história de Ernesto Rafael, médico argentino que transforma-se no principal líder revolucionário das Américas. Após derrubar a ditadura de Fulgêncio Batista em Cuba, passa a ser conhecido como Che Guevara. Suas articulações e toda a trajetória idealista ao lado de Fidel e Raul Castro desenrolaram na Revolução Cubana de 1956.

- Publicidade -