Explorar preciosidades e cantões do planeta com uma olhar cinematográfico pode ser uma tarefa complicada, mas inegavelmente é uma das mais prazerosas para quem está do outro lado da tela. Ainda mais quando se juntam às imagens truques visuais que só a técnica do audiovisual usufrui.
Para apresentar o nosso universo sob essa ótica, a TV Cultura estreia na segunda-feira, dia 15 de novembro, às 19h45, dentro da faixa Cultura Mundo, a premiadíssima série Planeta Terra, produzida sem qualquer restrição de orçamento pela BBC. Em quatro anos de trabalho, a investida custou cerca de 16 milhões de libras. Garimpou também prêmios e indicações em pelo menos 15 festivais do nicho, entre eles o Emmy e o BAFTA de TV.
Inédita e diária (segunda a sexta-feira), a série é composta por 11 documentários subdivididos em 22 programas de 30 minutos, todos com imagens em alta definição.
O episódio inaugural leva ao ar a primeira parte do vídeo "De polo a polo", uma viagem visual e geográfica que começa ao lado de uma mãe urso polar e seus filhotinhos, passa para registrar o voo de caribus que, perseguidos por lobos, atravessam as paragens do Ártico, e termina com a captura de uma foca por um tubarão branco.
Ao longo da série, outros retratos eco-ambientais serão revelados, seja em montanhas, cavernas e desertos, ou em selvas, florestas sazonais e oceanos.