O Dia Internacional da Lembrança do Holocausto é celebrado em 27 de janeiro. Neste ano, a data foi marcada negativamente por uma ação ocorrida no reality show Big Brother. Na atração exibida pela portuguesa TVI, o participante Helder reproduziu algumas vezes uma saudação nazista, apesar do alerta dado pelos demais participantes.

- Publicidade -

Polêmica

Ao contrário do Brasil, vários outros países levam a sério os fatos históricos e repudiam veemente comportamentos nazistas, fascistas, de tortura e escravidão. Por conta disto, o ato de Helder não passou despercebido e ganhou as redes sociais com diversas críticas.

Resultado

Como resultado, a TVI decidiu expulsar o participante em uma atitude exemplar. E pensar que no Brasil a gente já viu comportamento igualmente desprezível ser aplaudido… mas isso é assunto para outro dia.

Para saber mais

Há dois documentários disponíveis na Netflix que podem auxiliar na compreensão sobre o holocausto e o nazismo. “A segunda guerra em cores” e “Hitler uma carreira“. Para quem prefere filmes, a gente recomenda “Olga“, “O pianista“, “O menino do pijama listrado“, “O diário de Anne Frank“, “A lista de Schindler” e vários outros.

Como disse o narrador do Big Brother em Portugal, “a educação é o antídoto para o ódio“.

Nos cinemas

A rede UCI de Cinemas acaba de trazer uma novidade para os cinéfilos: o longa-metragem “Mulher Maravilha – 1984” está disponível a partir desta quinta, 28, no Sessão Amigos de todo o Brasil. Pensando em garantir ainda mais conforto e segurança para os seus clientes, a UCI realiza desde novembro do ano passado sessões privadas para até 20 pessoas. O serviço faz parte da estratégia de abertura dos cinemas e segue todos os protocolos de higienização.

Irresponsabilidade

Neste domingo, dia 31/01, o Câmera Record traz flagras de praias lotadas durante a pandemia de covid-19 e retrata a quantidade de vítimas de afogamento. O programa ainda destaca um golpe de aluguel de apartamento no litoral que está prejudicando muitas pessoas. No podcast, especialistas falam como se proteger desse tipo de fraude.

Torcedor

Neste ano, o Brasil irá acompanhar pela primeira vez uma final de Copa Libertadores da América pelo SBT, disputada entre dois clubes brasileiros, Palmeiras e Santos, no dia 30 de janeiro, às 17h (de Brasília), no estádio do Maracanã. Algo tão especial assim merecia um torcedor que está entre as sete maravilhas do mundo moderno: o Cristo Redentor. Em uma ação inédita, chamada “O torcedor Impossível”, a emissora permitirá que o Cristo, nascido antes mesmo do Maracanã e que já acompanhou toda a história do estádio mais famoso do mundo, assista pela primeira vez a um jogo.

Por hoje é só. Retornamos amanhã!

- Publicidade -