A vida de Luiz Gama é parte importante da história do abolicionismo no Brasil. Poeta, jornalista e advogado, Gama foi responsável, no século XIX, pela libertação de mais de 500 pessoas vítimas da escravidão. Esse homem é o personagem central do filme “Doutor Gama”, dirigido por Jeferson De, que entra neste sábado (14) no catálogo do Globoplay, logo após sua estreia nos cinemas.

- Publicidade -

O filme, com roteiro de Luiz Antônio, acompanha a história de Gama (César Mello/ Angelo Fernandes/ Pedro Guilherme). Apesar de nascido do ventre livre de Luiza Mahin (Isabel Zuaa), aos 10 anos foi vendido como escravo pelo próprio pai português a mercadores de pessoas para o pagamento de dívidas de jogo. Em São Paulo, mesmo escravizado, conseguiu se alfabetizar com a ajuda de um aluno da faculdade de Direito. O interesse pelas letras o fez seguir estudando. Gama conquistou a própria liberdade, se tornando um respeitado advogado autodidata, além de ser reconhecido como importante abolicionista e republicano. Ao longo de sua trajetória ajudou a libertar e garantir o direito de pessoas em condição de escravidão.

Baseado na biografia de Luiz Gama, o longa traz no elenco César Mello, Angelo Fernandes e Pedro Guilherme como o protagonista. Mariana Nunes, Isabel Zuaa, Romeu Evaristo, Teka Romualdo, Higor Campagnaro, Johnny Massaro, Erom Cordeiro, Daniel Rocha, Dani Ornellas e Zezé Motta também fazem parte do elenco.

“Doutor Gama” estreia dia 14 de agosto no Globoplay.

- Publicidade -