A Rede Globo realiza nesta sexta-feira, dia 29 de outubro, na Central Globo de Produção, no Rio de Janeiro, o debate com os candidatos à Presidência da República – Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) – neste segundo turno das eleições no país. A transmissão começa após a novela Passione, com mediação de William Bonner. No debate, os candidatos responderão perguntas formuladas por eleitores indecisos, que estarão na plateia. O Ibope foi responsável pela seleção dos participantes, que vêm de diferentes estados do país.

- Publicidade -

Na véspera do debate, cada eleitor indeciso vai elaborar cinco perguntas, individualmente e por escrito, escolhendo temas de interesse nacional, definidos pela produção. São eles: saúde, educação, meio ambiente, políticas sociais, previdência, investimento em infraestrutura, política econômica, agricultura, saneamento, política externa, corrupção, transportes, desemprego, segurança, habitação, funcionalismo público, impostos, legislação trabalhista e energia. Destas 400 perguntas, serão selecionadas as 12 mais representativas de cada tema. As questões não serão específicas ou dirigidas a um dos dois candidatos.

O debate terá três blocos, em que os dois candidatos responderão as perguntas dos indecisos. Um sorteio definirá o candidato que vai responder a primeira pergunta. A segunda pergunta será respondida pelo segundo candidato e assim sucessivamente, fazendo com que ambos respondam o mesmo número de perguntas. O candidato da vez sorteará o eleitor indeciso, que terá 30 segundos para ler sua pergunta. O candidato terá dois minutos para a resposta, com dois minutos de réplica do outro candidato e mais dois minutos para a tréplica. Ao fim do terceiro bloco, os candidatos poderão fazer suas considerações finais durante dois minutos.

O cenário do debate será uma arena, que facilitará a movimentação dos candidatos durante as respostas. Os eleitores indecisos estarão sentados em volta. Se algum candidato faltar, os indecisos farão todas as perguntas para o candidato presente.

Cada candidato poderá ser acompanhado por até 11 assessores, sendo que apenas três deles terão acesso ao candidato no estúdio durante o debate. Além disso, cada um poderá convidar até 32 pessoas para a plateia. Ao término, os candidatos darão uma entrevista coletiva de cinco minutos na sala da imprensa. A ordem das entrevistas foi determinada por sorteio. O candidato José Serra será o primeiro a falar com a imprensa, seguido de Dilma Rousseff.

- Publicidade -