Lançado em 2019, o filme “O Método”, que explorou as técnicas de renomados documentaristas para retratar a realidade, agora ganha novo fôlego ao se tornar uma série de quatro episódios, que estreia com exclusividade no Curta! e no Curta!On.

- Publicidade -

Com o mesmo objetivo de provocar reflexões sobre o gênero “documentário”, a produção dirigida por Liliana Sulzbach, também batizada de “O Método” discute as formas de trabalho, os processos criativos e as possibilidades narrativas no cinema documental, a partir de entrevistas e de análises da obra de diversos diretores.

A relação do documentarista Carlos Nader com um mestre do documentário brasileiro, Eduardo Coutinho, é o ponto de partida da série. Além de retomar as origens do cinema, relembrando os irmãos Lumiére e Robert Flaherty – pioneiros da Sétima Arte -, os episódios passam por debates como a presença do autor nos filmes do francês Chris Marker e o engajamento do jornalista Glenn Greenwald em “Citizenfour”, filme vencedor do Oscar. Em seu depoimento, Greenwald fala sobre o caráter investigativo de seu trabalho como base da produção documental. Além dele, a série traz as reflexões do crítico e teórico de cinema Bill Nichols, sobre ética e história, e do próprio Coutinho, sobre o rigor de uma obra baseada na potência de entrevistas.

Entre realidade e ficção, as discussões dão conta de uma arte – a de documentar – que não tem fronteiras e circula por entre esses opostos. Os episódios se dividem em temáticas fundamentais para uma reflexão integrada e, por isso, enriquecedora. Exibidos semanalmente, os títulos são: “O Real e A Ficção”, “A Linguagem”, “A Ética e a História” e “O Autor e a Obra”.

“O Método” estreia dia 26 de maio, às 22h no canal Curta!.

- Publicidade -