A SES e a Echostar aunciam a aquisição do novo SES-11 (também conhecido como EchoStar 105). O satélite ocupará a posição orbital 105 graus Oeste, e será lançado no quarto trimestre de 2016.

O SES-11 terá 24 transpoders de banda Ku e o mesmo número voltado para a banda C. A capacidade de banda Ku do satélite irá substituir o AMC-15 da SES na posição 105 graus Oeste, onde a Echostar é o cliente principal desde 2006.
Já a capacidade de banda C permitirá à SES fornecer capacidade de substituição para o AMC-18 nessa mesma posição.

"O mercado de capacidade de transponders dos 50 estados dos Estados Unidos da América tem demonstrado um crescimento significativo para a EchoStar Satellite Services ao longo dos últimos cinco anos. A aquisição de EchoStar 105 renova o nosso compromisso com o mercado de serviços de satélite fixo na América do Norte", disse Anders Johnson, Presidente da EchoStar Satellite Services. "A substituição do AMC-15, com o aumento da capacidade oferecida pela EchoStar 105, nos permitirá atender à crescente demanda de nossos clientes para aplicativos de serviços de mobilidade (aéreo e marítimo), transmissão de vídeo e de governo. Temos o prazer de trabalhar com a Airbus Defence and Space para fornecer aos nossos clientes uma nova capacidade satelital, com alta potência nesse slot orbital estabelecido".

De acordo com Martin Halliwell, Chief Technology Officer da SES: “O SES-11 é o sexto contrato com nossa antiga parceira EchoStar. O novo satélite irá oferecer uma cobertura abrangente das Américas, incluindo Havaí, México e Caribe, a partir de uma posição orbital bem estabelecida. Juntamente com EchoStar estamos ansiosos para uma missão bem sucedida, em colaboração com o nosso confiável parceiro da indústria Airbus Defence".