[creditos:1e04a961b5]
SescTV presta homenagem a Luiz Gonzaga no dia em que ele completaria 104 anos (Divulgação)[/creditos:1e04a961b5]No dia 13, terça, data em que um dos mais importantes artistas da música popular brasileira, Luiz Gonzaga completaria 104 anos, o SescTV exibe quatro produções que destacam a obra do sanfoneiro. São os shows Clássicos do Baião – Tributo a Gonzagão, às 16h, e Ao Rei do Baião: Homenagem a Luiz Gonzaga, às 22h; o documentário Ritmos Brasileiros: Forró, da série Coleções, às 17h; e o episódio Lulinha Alencar, da série Sr. Brasil, às 23h (assista também em sesctv.org.br).

- Publicidade -

A produção Clássicos do Baião: Tributo a Gonzagão é um show-concerto, realizado em 2012, para homenagear o centenário do filho de Januário. Com a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e regência do maestro André Muniz, intérpretes potiguares dão nova roupagem a clássicos do ilustre sanfoneiro, como Danado de Bom, composto por Gonzaga, e Xote das Meninas, em parceria com Zé Dantas. Outras canções também são contempladas, como Baião; Assum Preto; e Asa Branca, que se tornou uma espécie de hino para os nordestinos. Estas em parceria com Humberto Teixeira. Gravado no Sesc Pinheiros, na capital paulista, o show tem direção para TV de Antônio Carlos Rebesco e vai ao ar às 16h.

Na sequência, o documentário Ritmos Brasileiros: Forró, da série Coleções, aborda o gênero musical que se popularizou graças a Luiz Gonzaga. O episódio narra a história do ritmo, as influências, o modo de vida e a mística nordestina, que fazem com que o forró atravesse gerações e ganhe novas investidas sonoras. Com direção geral de Belisario Franca, será exibido às 17h.

A música do sanfoneiro volta a ser lembrada no show Ao Rei do Baião: Homenagem a Luiz Gonzaga, também gravado em no ano de centenário do seu nascimento. No espetáculo, Fagner, Lirinha, Otto, Rhaíssa Bittar, Felipe Cordeiro e Siba, Maestro Spock e os repentistas João Paraibano e Sebastião Dias interpretam sucessos do Rei do Baião, às 22h.

Para finalizar o tributo, o canal apresenta a participação do sanfoneiro Lulinha Alencar em programa da série Sr. Brasil, apresentado e dirigido por Rolando Boldrin. O músico toca composições de seu primeiro álbum Cem Gonzaga, com músicas do início da carreira do Rei do Baião e também composições de sua autoria, às 23h.

- Publicidade -