Os moradores do estado de São Paulo já poderão cadastrar suas linhas móveis para receber mensagens de alerta de desastres naturais enviadas por SMS a partir da próxima quinta-feira, dia 16 de novembro. E, este ano ainda, o serviço vai começar a funcionar a partir de 18 de dezembro, nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

- Publicidade -

A convocação para que os moradores participem do programa será feita pela seguinte mensagem: "Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse".

Ao fim do cadastro, o usuário é informado que o celular está apto a receber alertas de inundações, alagamentos, temporais, perigo de deslizamentos de terra, entre outros, e recomendações da Defesa Civil. O serviço não tem nenhum custo para o cidadão e nem para o governo. Se o usuário desejar, é possível cancelar o recebimento dos alertas por mensagem de celular.

Os alertas são enviados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pela Defesa Civil do estado e municípios. E, sempre será realizada campanha informativa nos meios de comunicação das cidades que contarão com o novo serviço. O acompanhamento executivo do serviço de alertas por SMS é feito pela ABR Telecom.

- Publicidade -