tc1 O canal de televisão por assinatura Telecine Premium preparou para o fim de semana de carnaval o especial Oscar: Indicados e Vencedores, uma maratona cinematográfica. No sábado, 1º de março, serão sete filmes que foram indicados à estatueta: Prometheus, Detona Ralph, Ted, O Hobbit – Uma Jornada Inesperada, The Avengers – Os Vingadores, O Voo e O Impossível. No domingo, dia da cerimônia do Oscar, outros sete títulos que foram premiados pela Academia: Os Miseráveis, Valente, 007 – Operação Skyfall, O Lado Bom da Vida, As Aventuras de Pi, A Hora Mais Escura e Lincoln.

- Publicidade -

Indicados ao Oscar

No dia 1º de março, o filme que abre o especial às 10h30 é Prometheus, de Ridley Scott. Indicado por Efeitos Visuais, este prelúdio de Alien conta a história da equipe dos cientistas Elizabeth Shaw (Noomi Rapace) e Charlie Holloway (Logan Marshall-Green), que partem em uma jornada espacial para descobrir a verdade sobre a origem da raça humana. A bordo da nave Prometheus, eles se juntam ao robô David (Michael Fassbender), a diretora Meredith Vickers (Charlize Theron), o capitão Janek (Idris Elba), entre outros. Quando chegarem ao planeta de destino, eles encontrarão criaturas poderosas e violentas.

Detona Ralph, da Disney-Pixar, vem na sequência, às 12h40. O longa foi dirigido por Rich Moore e concorreu à estatueta de Animação. Na história, Ralph (John C. Reilly) é o vilão do videogame Conserta Félix Jr, no qual o herói conserta todos os edifícios que Ralph destrói. O game já tem 30 anos e Ralph está exausto de fazer sempre as mesmas coisas. Além disso, ele fica chateado porque os outros personagens não o tratam bem nem o convidam para festas. A partir daí, o grandalhão desiste de ser mau e sai, desesperado, em busca de uma medalha de herói. Assim tem início a peregrinação de Ralph por outros jogos, em busca de prestígio entre os personagens.

Às 14h30 o canal exibe Ted, que concorreu na categoria Canção Original. Quando criança, John (Mark Wahlberg) desejou que seu ursinho Ted ganhasse vida e, surpreendentemente, foi atendido. Porém, agora que é adulto, ele precisa lidar com as consequências de seu pedido, já que o bicho de pelúcia não para de atormentar a sua vida.

[creditos:41a316953b]
Divulgação / Telecine Premium[/creditos:41a316953b]

Indicado por Maquiagem, Efeitos Visuais e Direção de Arte, O Hobbit – Uma Jornada Inesperada vai ao ar às 16h25. O primeiro filme da franquia traz a história de Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) e do mago Gandalf (Ian McKellen), que embarcarão em uma aventura que mudará a história da Terra-Média. Ao ajudar um grupo de anões guerreiros a retomarem seu reinado, o herói estará a caminho do precioso anel que futuramente deixará nas mãos de Frodo (Elijah Wood).

Em seguida, às 19h25, é a vez de The Avengers – Os Vingadores, que disputou Efeitos Visuais. Nesta aventura épica, alguns dos mais famosos heróis da Marvel são recrutados por Nick Fury (Samuel L. Jackson) para combater Loki (Tom Hiddleston), que planeja governar a Terra. Para detê-lo, Capitão América (Chris Evans), Hulk (Mark Ruffalo), Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Thor (Chris Hemsworth), Viúva Negra (Scarlett Johansson) e Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) unem forças. Eles terão que colocar as diferenças de lado e lutar contra o mal.

O Voo é a atração de 22h, na sessão Superestreia. O longa foi indicado por Roteiro Original e Denzel Washington concorreu à estatueta de Ator por sua atuação como o piloto de avião Whip Whitaker. Whip anda tendo problemas com drogas e bebidas e, um dia, durante uma pane na aeronave, consegue milagrosamente aterrissar e salvar quase todos a bordo. A princípio, ele é considerado um herói, mas começa-se a questionar o que realmente houve no voo e qual a real causa do acidente.

Já na madrugada do dia 2, às 0h35, o último filme na seleção dos Indicados ao Oscar é O Impossível, que rendeu a Naomi Watts indicação na categoria Atriz. A superprodução de Juan Antonio Bayona foi baseada na história real de uma família que sobreviveu ao tsunami de 2004, no sudeste asiático. O casal britânico Maria (Naomi Watts) e Henry (Ewan McGregor) está de férias na Tailândia com os três filhos pequenos. Na noite seguinte ao Natal, eles são atingidos pelo fenômeno natural de proporções devastadoras. O esforço dos personagens para sobreviver e as impactantes imagens das vítimas da tragédia conferem um realismo impressionante às cenas do filme.

Vencedores do Oscar

Assistido por 442 milhões de pessoas no mundo todo, o musical Os Miseráveis é a primeira atração do dia 2, às 10h30. Premiado nas categorias Atriz Coadjuvante (Anne Hathaway), Maquiagem e Edição de Som, o filme foi dirigido por Tom Hooper, e se passa na França pós-revolução. Jean Valjean (Hugh Jackman), que ficou preso por quase 20 anos por roubar um pedaço de pão, ganha a liberdade condicional. Com dificuldades de conseguir emprego, acaba roubando uma peça de prata da igreja, mas se arrepende. Para fugir do passado, passa a usar uma nova identidade e, anos depois, rico e poderoso, conhece Fantine (Anne Hathaway). À beira da morte, a jovem implora para que ele cuide de sua filha, Cosette (Amanda Seyfried).

[creditos:41a316953b]
Divulgação / Telecine Premium[/creditos:41a316953b]

Premiado por Animação, Valente, da Disney-Pixar, será exibido às 13h10. A destemida princesa Merida, dublada por Kelly Macdonald, pretende traçar seu próprio caminho. Para isso, ela desafia o costume que a obriga a se casar e leva o seu reino ao caos. A jovem pede ajuda a uma feiticeira, mas as coisas pioram. Agora, deve usar sua coragem para desfazer o feitiço antes que seja tarde.

007 – Operação Skyfall, o 23º título da franquia, é a atração de 14h50. James Bond (Daniel Craig) enfrenta um de seus maiores desafios. Após uma das missões de 007 ter fracassado, outros agentes secretos ficam expostos e o Serviço de Inteligência MI6 é atacado. O roubo de um HD com informações sigilosas sobre todos os integrantes faz com que Bond una-se à bela Eve (Naomie Harris) para destruir a ameaça. Dirigido por Sam Mendes, recebeu duas estatuetas, por Canção Original e Edição de Som.

Às 17h20 é a vez de assistir O Lado Bom da Vida, escrito e dirigido por David O. Russell, que rendeu a Jennifer Lawrence o Oscar de Atriz. O professor Pat Solitano (Bradley Cooper) sofre de bipolaridade. Após algumas atitudes inadequadas no trabalho, ele é demitido e sua esposa resolve pedir o divórcio. Em crise, chega a ser internado, mas depois volta a morar com os pais. O educador decide que vai se recuperar e conseguir o amor da sua mulher de volta, mas acaba conhecendo Tiffany (Jennifer Lawrence), uma jovem que quer mudar de vida através de uma competição de dança e o chama para ser seu par.

[creditos:41a316953b]
Divulgação / Telecine Premium[/creditos:41a316953b]
As Aventuras de Pi, de Ang Lee, vai ao ar às 19h35. Baseado na história real de Pi Patel, o longa foi premiado nas categorias Diretor, Fotografia, Efeitos Visuais e Trilha Sonora. Pi (Suraj Sharma) é filho do zelador de um zoológico na Índia e embarca em um navio com sua família, rumo ao Canadá. Após um naufrágio, ele sobrevive em um barco salva-vidas, mas fica perdido durante 227 dias no oceano Pacífico. Desesperado, Pi precisa dividir o pequeno espaço com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala chamado Richard Parker.

Baseada na operação que capturou e matou Osama Bin Laden, A Hora Mais Escura é a atração das 22h. Indicado em cinco categorias, o filme de Kathryn Bigelow ganhou um Oscar, de Edição de Som. Após os ataques terroristas sofridos pelos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001, todos os esforços foram realizados para encontrar o líder da Al Quaeda. A agente da CIA Maya (Jessica Chastain) tornou-se uma das principais figuras responsáveis pelo sucesso da missão, que levou militares americanos ao território paquistanês.

Lincoln, de Steven Spielberg, fecha a maratona especial, às 0h40 do dia 3. Premiado por Direção de Arte e Ator (Daniel Day-Lewis), o longa é baseado no livro Team of Rivals: The Political Genius of Abraham Lincoln, de Doris Keams Goodwin. A trama conta a trajetória de Abraham Lincoln (Day-Lewis), o célebre presidente americano, na tentativa de aprovar a lei que abolia a escravidão no final da Guerra Civil Americana.

- Publicidade -