[creditos:646244ba84]
Utilização da tecnologia EpicNG permitirá à operadora melhorar eficiência das redes 3G e 4G, além de possibilitar maior alcance em regiões remotas do país (Divulgação)[/creditos:646244ba84]
A TIM acaba de firmar uma parceria inédita com a Intelsat, empresa fornecedora de serviços de comunicações via satélite, para reforçar sua rede via satélite por meio do Intelsat 29e, o primeiro com a tecnologia EpicNG de alto desempenho. O acordo dará mais eficiência à rede da operadora, com menor custo e mais capacidade para atender as demandas que anteriormente não eram possíveis via satélite.

- Publicidade -

A transmissão em Banda-Ku do Intelsat 29e ainda permitirá à TIM implantar novos sites de internet móvel em áreas atualmente carentes de infraestrutura de rede, além de melhorar as conexões 3G e 4G, possibilitando uma alta velocidade via satélite.

"A parceria com a Intelsat nos permite levar conectividade para regiões mais remotas do país, com pouca infraestrutura de telecomunicações. O uso do Intelsat 29e mostrou-se a melhor opção para satisfazer às necessidades dos nossos clientes hoje, bem como para o estabelecimento de uma infraestrutura eficiente para atender as demandas por tecnologia no futuro”, afirma Marcelo Duarte, diretor de Wholesale da TIM.

A TIM necessitava de uma solução capaz de apoiar seus planos para tecnologias 3G e 4G, além de ampliar serviços em áreas distantes dos centros urbanos. A solução ideal deveria provocar pequeno impacto na rede da TIM, aproveitar equipamentos já existentes, permitir rápida implantação e expansão,” disse Carmen Gonzalez-Sanfeliu, vice-presidente da Intelsat para a América Latina. “O projeto do Intelsat EpicNG atende essas exigências e permite que a TIM desenvolva sua rede de cobertura dentro de parâmetros econômicos favoráveis para atingir novos mercados e desenvolver novas aplicações e serviços. Diversos operadores de redes móveis desejam promover melhorias nas suas redes e ampliar seu alcance. O desempenho otimizado do Intelsat EpicNG realiza ambas tarefas.”, completa.

Lançado em janeiro, o Intelsat 29e é o primeiro satélite com a tecnologia Intelsat EpicNG utilizado para atender o Brasil. Em 2017, a empresa espera lançar mais dois satélites com esta mesma tecnologia, permitindo uma evolução da rede da TIM, que passará inicialmente pela fase de migração da atual base em Banda C para uma nova estrutura em Banda Ku, que proporciona maior eficiência.

- Publicidade -