cultura Para comemorar seu aniversário de 45 anos, a TV Cultura reexibe ao longo da próxima segunda-feira (16) algumas das atrações que marcaram época como "Bem Brasil", "Fábrica do Som", "Rá Tim Bum", "Bambalalão" e "X-Tudo". O destaque do especial é que elas serão antecedidas por depoimentos dos atores e apresentadores originais.

A data começa a ser comemorada à meia-noite de domingo (15 de junho) para segunda (16 de junho), quando o cantor e compositor Wandi Doratiotto interpreta uma música de autoria própria em homenagem ao aniversário da emissora. Na sequência, irá ao ar uma edição do seu antigo programa na casa, o Bem Brasil, com a cantora Daniela Mercury. À 1h30, será apresentado um depoimento gravado recentemente com a atriz e diretora Nydia Lícia, no qual ela fala sobre o teleteatro "A Ceia dos Cardeais", cuja direção tem sua assinatura. A produção será apresentada logo após. Às 2h30, entra na grade a famosa ópera "La Bohème", com comentários iniciais do maestro Jamil Maluf.


Marcelo Tas é o Professor Tibúrcio em "Rá-Tim-Bum"
Divulgação/Cultura

Passada a madrugada, o dia 16 de junho terá boas retrospectivas. O clássico programa "Rá Tim Bum" irá ao ar às 9h30 e 15h. A apresentação fica por conta do ator João Victor, que interpretou o pequeno Ivo no infantil, no início da década de 1990. Às 13h, o "Mais Cultura" faz uma edição inteiramente dedicada aos 45 anos da Cultura. A apresentadora Bárbara Thomaz conversa com personagens históricos e mostra quem são as pessoas por trás das câmeras que fazem, dia após dia, a história da emissora. Tudo para descobrir as melhores histórias dos bastidores das gravações e muito mais. Já a repórter Gabriela França vai às ruas saber quais os programas prediletos do público. Ela também acompanha o ator Luciano Amaral, o eterno Lucas Silva e Silva, até a casa onde foi gravada a série Mundo da Lua.


Gerson de Abreu e Rafael Meira em "X-Tudo"
Divulgação/Cultura

Já o "Metrópolis", às 23h30, exibirá um top 45, com 45 momentos memoráveis em que a TV Cultura esteve presente na cobertura de fatos e eventos culturais, incluindo atrações como Panorama, o próprio "Metrópolis", "Vitrine", "Entrelinhas", "Zoom", "Ensaio", "Vox Populi" entre outros. Os quatro apresentadores (Adriana Couto, Marina Person, Cunha Jr. e Manuel da Costa Pinto) farão uma contagem progressiva, de 1 ao 45, chamando reportagens, trechos de programas e frases de entrevistas. Apresentador do lendário "Fábrica do Som", o cineasta Tadeu Jungle relembrará como foi conduzir a atração na TV Cultura, na década de 1980. Em seguida, será exibida uma edição do programa com Itamar Assumpção. No ar a partir da 0h30.

No dia 21 de junho, será a vez de voltar no tempo com os clássicos infantis. A partir das 13h15, uma das idealizadoras do "X-Tudo", que também dirigiu a atração, Maísa Zakzuk fala sobre o programa, que irá ao ar logo depois. Às 14h, Gigi Anhelli relembra o "Bambalalão". A atração também será apresentada em seguida.

"TV Cultura – 45 anos" a partir da madrugada de domingo (16), às 0h.