Feito para arrecadar fundos para o primeiro encontro de sindicalistas do Brasil, o evento, realizado em 1º de maio de 1979 sob a coordenação de Fernando Faro e Chico Buarque, fez história ao reunir a mais fina e fibrosa flor da música popular brasileira da época.

- Publicidade -

O Móbile, programa da TV Cultura conduzido pelo próprio Faro, recuperou trechos deste grande show coletivo e os reuniu seguindo a mesma diversidade com a qual ele foi apresentado. O material, com 12 minutos de duração, costura toda a edição que vai ao ar neste domingo (1º/5), às 23h.

No roteiro tem desde Chico Buarque cantando a vigorosa Gota D’Água, até Gonzaguinha entoando Comportamento Geral, passando pelas apresentações de Paulinho da Viola, Dona Ivone Lara, Rosinha de Valença. No final, destaque para o encontro de Gal Costa, Maria Bethânia, Fagner, Martinho da Vila e todos os outros músicos cantando, juntos, Sonho Meu.

Ainda no Móbile deste domingo, Fernando Faro recebe Sérgio Mamberti, que relembra o tempo de militância política, de quando conheceu Pagu e Cacilda Becker, e de seu início no teatro. Fala ainda sobre os encontros com Sartre e Genet. O ator Carlos Moreno fala a respeito de seu início de carreira e de “o garoto Bombril”. Comenta ainda sobre sua experiência no teatro e canta Sinatra, um trecho do musical que está participando. Fabio Eitelberg, jovem diretor de cinema, apresenta seu curta-metragem Noel Rosa da Silva e diz como surgiu a ideia do roteiro. E o grupo Roupa Nova interpreta uma música que gravou dos Beatles no cultuado estúdio Abbey Road.

- Publicidade -