globo O programa Globo Rural deste domingo, dia 22, conta a história da sanfona, um instrumento fundamental na musicalidade da cultura brasileira, desde o Rio Grande do Sul até o Nordeste. O programa viaja ao Rio Grande do Norte para mostrar o perfil de um sanfoneiro e desvendar a fabricação desta caixa de som, também conhecida como acordeão ou gaita.

No município de Parelhas (RN), o repórter César Dassie conhece o agricultor que também se dedica à música, tocando em uma banda de sanfoneiros. De lá, ele parte para Jardim do Seridó, no mesmo estado, para encontrar Amazan, um dos nomes mais importantes do forró na região. Nascido em Campina Grande (PB) e com mais de 20 anos de carreira, Amazan montou uma fábrica de sanfonas em sua cidade natal. A linha de produção do instrumento envolve um delicado trabalho de marcenaria na estrutura das peças, cujo processo de afinação pode levar até cinco dias.

O Globo Rural vai ao ar aos domingos, logo após o Pequenas Empresas & Grandes Negócios, e de segunda a sexta, após o Telecurso.