O canal Arte 1 estreia “O Tempo e a Música”, série documental com oito episódios que conta com Zuza Homem de Mello como curador e apresentador, dividindo a condução do programa com João Marcello Bôscoli. Na atração, eles analisam compositores, intérpretes e movimentos históricos da MPB e conta com imagens do acervo da Band das décadas de 1960 e 1970 e depoimentos inéditos

A estreia do programa aborda o samba-canção por meio de um de seus maiores expoentes, o gaúcho Lupicínio Rodrigues. O episódio conta com depoimento de Adriana Calcanhoto, cantora que gravou um disco com composições de Lupicínio Rodrigues. Autor dos clássicos “Se Acaso Você Chegasse” e “Vingança”, o compositor trabalhou em suas letras, muitas vezes, retratando relações amorosas. Histórias curiosas sobre como essas canções foram inspiradas são contadas pelo filho do músico, Lupicínio Rodrigues Filho.

A cada domingo, um episódio inédito será apresentado pelo canal Arte 1. O segundo programa retrata a trajetória artística e o papel de Milton Nascimento e do Clube da Esquina na música brasileira. O próprio artista comenta essa época de sua carreira. Nos demais programas, o público poderá conferir o samba de Adoniran e Cartola, músicas feitas em resistência à Ditadura Militar, a importância de Elis Regina para a MPB, entre outros temas.

"O Tempo e a Música" estreia dia 20 de março, às 22h no Arte 1.