Para recordar os 52 anos do golpe que instaurou a ditadura militar no país, a TV Brasil apresenta o documentário inédito "Narrativa de um Golpe, Almino Affonso conta Jango/64" nesta quinta-feira, 31 de março de 2016, às 23h, na sessão DOC Especial.

Almino Affonso, ex-ministro do Trabalho de João Goulart e líder do PTB na Câmara Federal, analisa o período de 1950 a 1964 vivido pelo país. Ele também explica a articulação político-militar que depôs Jango da presidência da República.

Entre as passagens do documentário, Almino fala sobre o domínio americano que tinha o objetivo de sufocar qualquer iniciativa nacionalista e deixar o Brasil subserviente. Almino Affonso também contradiz o conceito da maioria dos políticos para quem Jango era uma pessoa fraca.

Para ele, o ex-presidente tinha uma personalidade ao mesmo tempo forte e pacífica. Como defensor da paz, Jango negou ao general Ladário Pereira Telles fazer qualquer movimento de resistência ao golpe. Muitos momentos desse período são contextualizados com imagens e cinejornais da época, cedidas pela Cinemateca Brasileira e pelo Arquivo Nacional.