bio
O impacto do câncer de mama na vida de cinco mulheres é o mote do revolucionário filme FIVE, dividido em cinco histórias, que o BIO estreia em 17/6, terça-feira, às 21h30. FIVE joga luz sobre a experiência compartilhada, em cada história, por cada uma das protagonistas, cujo nome dá título ao episódio. A partir do momento do diagnóstico, o filme passa por todos os estágios da doença, enquanto reflete como cada mulher vai se encontrando consigo mesma. Os curtas-metragens que formam o longa foram dirigidos por Jennifer Aniston, Alicia Keys, Demi Moore, Penelope Spheeris e Patty Jenkis.

[creditos:df7af98d6e]
Divulgação / Bio[/creditos:df7af98d6e]

Charlotte, conduzido por Demi Moore e escrito por Stephen Godchaux, abre FIVE. A ação se passa na noite de julho de 1969 em que o homem pisou na lua pela primeira vez. A pequena Pearl (Ava Acres), porém, está mais preocupada com o fato de sua família não deixá-la ver sua mãe, Charlotte (Ginnifer Goodwin), que está de cama em estágio terminal de um câncer de mama. Quando Pearl finalmente entra para ver a mãe e dar um último adeus, ela decide que irá ajudar pessoas que sofrem com essa doença e que, no futuro, abrirá uma clínica de oncologia. Também no elenco, Jeanne Tripplehorn, Josh Holloway, Annie Potts, Jennifer Morrison e Bob Newhart.

Em Cheyanne, dirigido por Penelope Spheeris e escrito por Howard Morris, a sensual stripper Cheyanne (Lyndsy Fonseca) e seu belo marido Tommy (Taylor Kinney) lutam para dar novo significado à sua relação apaixonada, assim como às suas individualidades, quando a mulher é surpreendida por um diagnóstico de câncer de mama. Obrigada a enfrentar um prognóstico severo, ela acaba tendo de retirar as duas mamas durante um tratamento agressivo, o que acaba por definir sua vida tanto física quanto emocional e financeiramente.

O episódio Lili, dirigido por Alicia Keys com roteiro de Jill Gordon, acompanha Lili (Rosario Dawson), uma mulher independente e focada em sua carreira que recruta a irmã (Tracee Ellis Ross) para ajudá-la a contar para a mãe (Jenifer Lewis), uma mulher durona e racional, que tem câncer de mama. Ao surgirem questões do passado, a mãe de Lili e sua irmã acabam por se tornar suas melhores aliadas nesse momento difícil, quando ela mais precisa do apoio da família. Destaque também para Jeffrey Tambor como um paciente homem que é diagnosticado com câncer de mama.

Dirigido por Jennifer Aniston, escrito por Wendy West e contado em uma série de flashbacks bem-humorados e dramáticos, Mia é uma história de sobrevivência que enfatiza todos os altos e baixos da jornada de dois anos de Mia (Patricia Clarkson), desde que recebeu o diagnóstico de câncer de mama. Durante esse período ela se desfaz de todos os seus bens, realiza um hilário falso-funeral enquanto ainda está viva e embarca em um segundo casamento com Mitch (Tony Shalhoub, da série Monk), o novo amor de sua vida. A comediante Kathy Najimy interpreta Rocky, a amiga da protagonista.

Em Pearl, dirigido por Patty Jenkins e com roteiro escrito por Deirdre O’Connor, Pearl (Jeanne Tripplehorn), a oncologista de sucesso cuja infância é retratada no episódio Charlotte, de uma hora para outra se descobre na posição de paciente ao ver-se diagnosticada com câncer de mama. Ao longo desse processo ela finalmente entende tudo o que seus pais enfrentaram naquela noite em 1969, e encontra forças para contar à filha pequena que tudo vai ficar bem… Algo que ela nunca ouviu quando criança. Patricia Clarkson, Tony Shalhoub, Jeffrey Tambor, Bob Newhart, Rosario Dawson, Tracee Ellis Ross e Jenifer Lewis também estão no elenco.

FIVE (FIVE, 2011, EUA)
Estreia 17/6, terça, às 21h30
Direção: Jennifer Aniston, Patty Jenkins, Alicia Keys, Demi Moore e Penelope Spheeris
Elenco: Patricia Clarkson, Rosario Dawson, Ginnifer Goodwin, Jeanne Tripplehorn, Josh Holloway