Neste domingo, 10 de agosto, o canal Discovery Home & Health exibe o Especial Dia dos Pais. Composta por dois documentários, a programação celebra a figura paterna contemporânea: 10 é demais estreia às 21h30, seguido de Pais, às 22h20.

Ambas as produções mostram que o pai que “dava medo” e exercia autoridade ameaçadora deu lugar àquele que valoriza vínculos emocionais e manifesta seus sentimentos – uma mudança comportamental que marca o século XXI e coincide com os novos ideais e perfis familiares.

10 é Demais é um retrato sensível da família formada por Clint e Bryan, um casal homossexual que adotou dez crianças. Papa Clint e Daddy Bryan, como são chamados, vivem com seus filhos – Mark, Kenny, Graeme, Garret, Seth, Keegan, Caleb, Liam, Hayden, e Cooper – e mais dois cachorros em Michigan.

Quando adotaram a primeira criança, os dois não tinha ideia do que o futuro lhes reservava. Alguns anos e nove processos de adoção depois, eles têm filhos de todas as idades: adultos, adolescentes, crianças e um bebê, o pequeno Cooper.

Em seguida, às 22h20, estreia Pais, especial que traz a compilação dos registros vindos de sete câmeras dadas a sete famílias. As cenas reais captam a perspectiva subjetiva, a paternidade sob o olhar dos próprios homens que fizeram as imagens durante seis meses.

O resultado é uma produção comovente que revela os novos significados que a paternidade assume nos dias de hoje. Assuntos como adoção, dificuldades financeiras, responsabilidade emocional, ensino doméstico, superação de medos e de doenças graves são abordados por meio do registro da relação entre pais e filhos – as alegrias, sacrifícios, frustrações e vitórias do convívio real, com profundidade que supera qualquer noção idealizada.

Por meio da realidade captada por suas câmeras e de relatos honestos, estes sete homens redefinem aquilo que se espera da figura paterna. Eles escolhem e assumem o papel de pais de forma completamente diferente das gerações anteriores e deixam claro o quanto se sentem recompensados.