No último dia 12 de setembro, o cinema perdeu um de seus maiores representantes: o diretor francês Claude Chabrol, aos 80 anos. Além de marcar a história da sétima arte com seu estilo único, suas produções continuarão sendo reverenciadas pela originalidade e pelos temas fortes e provocativos. Em homenagem a esse grande mestre do cinema, o Eurochannel preparou para esse mês uma significativa amostra de seu trabalho, uma seleção de longa e curtas-metragens e documentários.
No dia 12 de novembro, sexta-feira, às 22h, o canal traz clássicos como O Pequeno Tonel (Le Petit Fût, 2008) e O Açougueiro (Le Boucher, 1970), às 22h30.
Nascido na capital francesa em 1930, Claude Chabrol estudou Farmacologia na Universidade de Paris. Após o serviço militar, manifestou, pela primeira vez, interesse pelo cinema e trabalhou, por um breve período, no departamento de publicidade da 20th Century Fox na França. Porém, a carreira cinematográfica de Chabrol começou, realmente, em 1950, quando se tornou um dos lendários críticos da revista Cahiers du Cinema.
Em mais de 40 anos de carreira, dirigiu, entre outros, Os Primos (Les Cousins, 1959), pelo qual recebeu o Urso de Ouro no Festival de Berlim, Assassinato Por Amor (Les Innocents Aux Mains Sales, 1974), Profecia de Um Delito (Les Magiciens, 1975), Laços de Sangue (Blood Relatives, 1978) e O Sangue dos Outros (The Blood of Others, 1985).