Pablo Escobar importou ilegalmente da África quatro hipopótamos na década de 1980, que integraram o seu zoológico particular mantido na Fazenda Nápoles, na Colômbia. Depois da derrocada do império do tráfico construido por Escobar, estes animais foram abandonados na propriedade. Na quarta-feira, 31 de agosto, às 21h, o Discovery Channel investiga o paradeiro dessas matrizes e os impactos de sua linhagem no ecosistema e na vida dos moradores locais, com a estreia de OS HIPOPÓTAMOS DO TRÁFICO (ESCOBAR´S COCAINE HIPPOS).
Por meio de entrevistas exclusivas com veterinários, especialistas em tráfico de drogas e com Roberto Escobar, irmão mais velho e confidente de Pablo, a produção mostra as origens do zoológico clandestino, assim como impacto ambiental ocasionado por seus hóspedes.
Hoje, quase duas décadas pasadas desde a morte de Escobar, os hipopótamos se reproduziram dentro e fora da propriedade e se transformaram em uma ameaça. Apesar de sua aparência tranquila, estes são animais intempestivos, territoriaslistas e agressivos; uma das espécies que mais mata humanos e que, deslocados de seu ecosistema, ameaçam os moradores da região.
A produção acompanha uma expedição de um grupo de veterinários que recorre ao uso de armadilhas, câmeras, sensores, além da colaboração do exército colombiano para localizar um dos hipopótamos. O objetivo inicial, uma vez encontrado o animal, é o de castrá-lo. Entretanto, resta a dúvida sobre as providências posteriores: deixar o animal vivendo em cativeiro na Colômbia, enviá-lo de volta à África ou o sacrificio? OS HIPOPÓTAMOS DO TRÁFICO explora as vantagens e desvantagens de cada uma destas opções e convida o público a analisar o complexo dilema ecológico e humano, que representa mais um dos legados de Pablo Escobar.
Calcula-se que este hipopótamo faça parte de um grupo com 35 indivíduos da mesma espécie que ocupam a propriedade e seu entorno, o que representa a maior concentração destes animais fora da África. O lar da manada é o vale do Rio Madalena, onde os animais vivem favorecidos pela abundância de água e pasto, a milhares de quilômetros de seu hábitat natural. OS HIPOPÓTAMOS DO TRÁFICO mostra o drama diário que vivem as pessoas das regiões próximas da Fazenda Nápoles e documenta a o complexo trabalho de identificação e captura dos hipopótamos que conseguiram escapar da propriedade.