Por volta de 1620 a.C., um vulcão gigante no Mar Egeu despertou depois de 17 mil anos e entrou em erupção. A lava destruiu a ilha de Thera (hoje conhecida como Santorini) e causou tsunamis que inundaram Creta, centro da primeira civilização sofisticada da Europa – a minóica. Muitos estudiosos acreditam que esse acontecimento deu origem à lenda de Atlântida, que o Discovery Channel analisa com um especial de programação composto por dois documentários exibidos em sequência, no domingo, 19 de junho, a partir das 21h.

- Publicidade -

O primeiro deles, ATLÂNTIDA: NASCE UMA LENDA tem como fontes cientistas, arqueólogos e historiadores que ajudam a reconstituir como era a vida dos minóicos quando o vulcão entrou em atividade. A sociedade minóica foi o berço da civilização ocidental e existiu mil anos antes da Grécia Antiga. Com a ajuda da tecnologia em imagens geradas por computador e orientadas pelas recentes evidências arqueológicas, o programa revela como foi o desastre da erupção – desde os terremotos até os incêndios e tsunamis.

Logo em seguida, às 23h, o documentário ATLÂNTIDA: OS ÚLTIMOS DIAS analisa a lenda e apresenta novas evidências científicas que sugerem que a erupção e a destruição de Thera teriam inspirado o relato de Platão sobre a Atlântida. Nos seus diálogos filosóficos Timeo e Crítias, escritos por volta de 360 a.C., Platão se refere a uma antiga mas avançada sociedade, de riqueza sem igual que, em "um doloroso dia e noite" foi "tragada pelo mar e desapareceu". Por meio de entrevistas com estudiosos, este documentário entra no maravilhoso mundo perdido dos minóicos e destaca os paralelismos surpreendentes entre a Thera da Idade do Bronze e a Atlântida de Platão.

- Publicidade -